
Edição emblemática, que celebrará o queijo, símbolo da cultura, das famílias e do modo de viver mineiro, valorizando não só o produto, mas os produtores, histórias e a luta para manter viva uma tradição secular
Produtores de queijo podem se inscrever para participar do Concurso Internacional de Queijos da ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, considerado o maior da categoria nas Américas, até o dia 30 de maio e devem ser realizadas na página oficial do evento. Podem se inscrever produtores que possuam algum tipo de registro junto às autoridades sanitárias de seus países de origem. A ExpoQueijo acontece entre os dias 26 e 29 de junho, no Grande Hotel e Termas de Araxá, região do Alto Paranaíba em Minas Gerais, e deve reunir centenas de produtores brasileiros e estrangeiros. O hotel está localizado na R. Águas do Araxá, s/n, Barreiro, Araxá, MG. A expectativa dos organizadores é alcançar recordes de participação e diversidade, superando todas as edições anteriores.
O Complexo do Barreiro é um dos mais bonitos cartões postais do Brasil e o evento acontece na área externa e nos salões do Grande Hotel de Araxá, um dos mais belos castelos da América Latina, construído no glamour da década de 40, com um amplo espaço de lazer. É patrimônio histórico, cercado pelos jardins de Roberto Burle Marx, artista plástico e paisagista brasileiro reconhecido internacionalmente e um dos pioneiros a reivindicar a preservação das florestas tropicais.

Araxá está na macrorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O Aeroporto Municipal recebe voos diários pela Azul Linhas Aéreas. A cidade tem acesso às principais cidades do país por várias rodovias e é cortada pela BR-262 (Uberaba/Araxá | Araxá/BH), BR-452 (Araxá/Uberlândia), BR-146 (Araxá/Patos de Minas) e MG-428 (Araxá/Sacramento – Divisa com Estado de São Paulo) com linhas diárias de transporte coletivo rodoviário intermunicipal e interestadual.
Foi mantido o limite de inscritos, uma medida que pela experiência, favorece a diversidade. A organização espera receber um número ainda maior de amostras de queijos do exterior, especialmente da europa e da américa latina, e destacar a riqueza dos sabores das mais diversas regiões brasileiras. A ExpoQueijo está se consolidando como uma vitrine global para o queijo artesanal regularizado, um segmento em crescimento acelerado. Em 2024, a competição recebeu 1.110 amostras de queijos de 14 países, com destaque para o campeão Queijo 4 Esquinas, da argentina Quesería Ventimiglia. O Brasil, embora nunca tenha vencido o prêmio máximo, teve representatividade expressiva, com participantes de 19 estados e do Distrito Federal.



Com curadoria técnica do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig), o concurso utiliza um sistema exclusivo de avaliação baseado em sete atributos sensoriais: aspecto global; cor; textura; odor; aroma; consistência; sabor. Os jurados – especialistas nacionais e internacionais treinados – atribuem notas que determinam os vencedores em três categorias principais: Ouro, Prata e Bronze, além do Super Ouro, concedido ao queijo de maior pontuação geral. A edição de 2025 contará com aproximadamente 45 categorias, abrangendo queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas. O regulamento foi revisado para facilitar o processo de inscrição. A avaliação seguirá o modelo em três fases, com jurados diferentes em cada etapa para garantir imparcialidade e rigor técnico.

A ExpoQueijo Brasil 2025 vai além da competição. O evento incluirá uma Feira Internacional de Negócios, com estandes dedicados a produtos da agricultura familiar, e um Fórum Internacional, com palestras e debates sobre inovações no setor, qualidade e valorização do queijo artesanal. O evento terá um caráter especial com a celebração do reconhecimento dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal (QMA) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. O título, conquistado em dezembro de 2024, destaca a importância do QMA não apenas como produto gastronômico, mas como expressão cultural enraizada na história mineira há mais de três séculos.
Será uma edição emblemática, que celebrará o queijo, símbolo da cultura, das famílias e do modo de viver mineiro. O reconhecimento da Unesco valoriza não só o produto, mas, principalmente, as pessoas por trás dele: os produtores, suas histórias e sua luta para manter viva uma tradição secular. Durante o evento, haverá homenagens aos territórios do QMA, com exposições, oficinas, rodas de conversa e experiências sensoriais que conectam o público aos saberes tradicionais. Atualmente, o QMA movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano, envolvendo cerca de 9 mil produtores em Minas Gerais, e reforçando sua importância econômica e cultural.
