Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Ilustração de pessoas abraçando o planeta Terra

Podemos ajudar com atitudes individuais bastante simples

Às vezes, não nos comprometemos por achar que não temos condições de mudar o panorama das coisas, que somos apenas uma pessoa comum, sem importância. Outras, por achar que o que precisa ser feito exige muito conhecimento e ações complexas e “impossíveis”.

Mas a verdade é que podemos ajudar com atitudes individuais bastante simples. Se cada um fizer sua parte, podemos garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras.

Veja a seguir algumas dicas importantes para preservar o meio ambiente

Preserve as árvores. Não realize podas ilegais e nunca desmate uma área. É importante também não colocar fogo em propriedades, pois isso pode atingir matas preservadas. Plante árvores e dissemine essa ideia.

Plantando uma árvore

Cuide bem dos cursos de água. Nunca coloque lixo em rios, lagos e outros ambientes aquáticos e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento. 

Não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade e espécies de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal. 

Nunca compre animais silvestres sem registro. Ao comprar animais ilegais, você está construindo para o tráfico de animais, um problema mundial que afeta a biodiversidade de uma região, podendo até mesmo levar espécies à extinção.

Tráfico de animais silvestres - Gaiola com papagaios

Cuide bem do seu lixo. Nunca jogue lixo no chão, importando-se sempre com o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir a quantidade de lixo nas grandes cidades. 

Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível. Caixas e plásticos, por exemplo, podem ser utilizados para acondicionar alguns objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Alguns produtos podem virar itens de decoração. O importante é sempre ter em mente que quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente. 

Clique aqui para baixar o livro “Estrangeiros na Cidade do Rio de Janeiro” (árvores exóticas) do Engº. Florestal Claudio Santana
 
Clique aqui para baixar o “Guia Botânico do Município de Niterói” 

Reduza o consumo de água. Para isso, basta criar maneiras de aproveitar melhor a água, como reutilizar a água da máquina de lavar, captar e armazenar a água da chuva, não lavar calçadas com água e diminuir o tempo de banho.

Água

Reduza o consumo de energia elétrica. Evite o consumo exagerado, lembrando-se sempre de deixar aparelhos desligados quando não estiverem sendo usados e apagar as luzes que estão iluminando ambientes desnecessários. 

Evite andar apenas de carro. Os carros poluem o meio ambiente, por isso, sempre que possível, opte por deixar o carro em casa. Você sempre pode optar por utilizar o transporte público de sua região, criar sistemas de caronas, andar de bicicleta ou ainda ir a pé, dependendo da distância a ser percorrida. Usando o carro, utilize combustível menos poluente e renovável. 

Compre apenas o necessário. A dica aqui é sempre se perguntar antes de uma compra: Eu realmente preciso? A produção exagerada de produtos ocasiona a exploração de nossos recursos de maneira descontrolada. Assim sendo, só consuma o necessário e só adquira produtos realmente importantes.

Consumo consciente é pop!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *