Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCriaçãoEsportes RuraisTurismo e Lazer

Cavalo de cavalgada – Exercícios

Cavalgando em trilha com obstáculo
Treinos que antecipem algumas situações são recomendáveis para evitar maiores problemas
 
O cavalo de cavalgada precisa ter um bom desempenho e para isso é necessário receber treinamento adequado. Os equinos devem estar preparados para as situações inesperadas durante uma caminhada. Treinos que antecipem algumas situações são recomendáveis para evitar maiores problemas. 

Cenários diferentes. Levar seus animais para realizar treinos físicos nas pistas não é suficiente. É fundamental que esses animais passeiem por áreas abertas, ampliando seus horizontes, vivenciando diferentes situações, experimentando coisas que não são comuns no cotidiano, mas que podem surgir numa cavalgada.

Obstáculos. Para preparar seu animal para uma cavalgada insira alguns obstáculos pelo caminho. Troncos de árvores caídos, por exemplo, são bons exemplos. A prática vai ensiná-lo como desviar. Não force o animal: deixe-o livre e que leve o seu próprio tempo para tomar a decisão. 

Dificuldade. Aos poucos, complique a vida do seu cavalo. Use barreiras mais altas. Repita várias vezes a situação. Atenção! Esse é um processo gradativo!

Rodar na guia. O cavalo está com dificuldades de transpor os obstáculos? Vamos rodar na guia! O animal deve ser rodado na guia, de maneira que se sinta mais confiante para transpor o obstáculo. Fique atento à evolução do cavalo, tendo certeza de que ele estará pronto quando chegar o momento da cavalgada para valer. 

Buracos e depressões. O mesmo processo das barreiras. Com paciência e um trabalho repetitivo. Quando perceber que seu amigo já está superando bem esse desafio, aumente um pouco mais a dificuldade.

Subidas e descidas. Durante uma cavalgada, nem sempre o terreno será plano, então, tenha certeza de que mostrou para ele como passar por essas barreiras. O animal não pode ter medo dos desafios que o aguardam.

DICA PRINCIPAL: Considere o tipo de terreno e as dificuldades que a cavalgada proporcionará. Antecipe estes desafios na forma de exercícios e torne seu amigo preparado para qualquer eventualidade. Não deixe que seu cavalo seja pego de surpresa.

Assim, você evitará problemas maiores e poderá curtir o passeio, a paisagem e o clima de camaradagem de uma cavalgada! Bom passeio!

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *