CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Porcos no piquete
A alta no consumo mundial e a elevação na demanda no Brasil provam a versatilidade da carne suína como uma fonte saudável de nutrientes
 
Ao longo das últimas décadas, o manejo genético produziu uma carne suína mais leve e mais saudável, com menor percentual de gordura quando comparada à carne bovina e, até mesmo, a alguns cortes de aves, o que elevou o consumo de suínos pela população mundial.
 
Conheça algumas características das principais raças de suínos criadas atualmente:

Raças nacionais

Canastrão (Zabumba, Cabano). De pele grossa de pelagem preta ou avermelhada possui pelos fortes, mas ralos. Seus membros são altos e robustos e têm crescimento tardio, sendo engordados em seu segundo ano de vida. Têm boa capacidade reprodutiva e são criados para a produção de banha.

Canastra (Meia-perna, Moxom). Considerados de porte médio, apresentam as pernas curtas e a pele escura com pelos finos que cobrem o corpo todo. Também são utilizados para produzir banha.

Piau. Apresenta pelagem malhada de branco-creme com preto. Podem ser de porte pequeno, médio ou grande e sua carcaça apresenta uma impressionante espessura de 4 cm.

Piau
Caruncho. Apresenta porte pequeno e pelagem de fundo cor de areia com manchas pretas. Tem boa aptidão para a produção de gordura e é recomendada para pequenas propriedades rurais com fins de subsistência.
Caruncho

Moura. Pelagem mesclada de escuros com brancos. Apresenta uma alta capacidade reprodutiva, característica rústica e produzem uma carne de alta qualidade.

Moura

Nilo Canastra. O Ministério da Agricultura fez algumas investidas para aperfeiçoar a raça, mas os resultados obtidos não foram satisfatórios para o seu aproveitamento prático, além de lastro para cruzamentos. Esse suíno de porte médio, não apresenta pelos, apenas algumas cerdas esparsas, não sendo indicado para regiões frias. Apresentam prolificidade e precocidade médias, são rústicos e bons para a produção de banha.

Raças estrangeiras

Landrace. De origem dinamarquesa, é a mais produzida no Brasil. De pele branca e fina, sua carne é magra, resultando em excelentes pernis. A melhor idade para abate é entre os 6 e 7 meses, quando atingem os 80 Kg. São animais com ótima capacidade reprodutiva, sendo amplamente utilizados como matrizes, que podem chegar aos 300 Kg. Entretanto, podem apresentar problemas nos cascos e aprumos.

Landrace

Large White. Com origem no norte da Inglaterra, é conhecida pelo seu potencial prolífero. Possui a pele branca, o porte grande e tem alto ganho de peso diário. Apresenta boa formação dos membros, com pernis cheios e profundos. É muito comum o seu uso para a produção de híbridos, como o cruzamento de seus machos com as fêmeas Landrace para a produção em larga escala industrial.

Large White

Duroc Jersey. Proveniente dos Estados Unidos, é conhecida pelo notável ganho de peso diário, sendo que suas fêmeas podem atingir 225 kg, enquanto seus machos alcançam os 270 kg. De porte grande e forte, apresenta pelagem avermelhada, com boa aptidão para fornecer carne magra e é muito utilizado para a produção de toucinho e banha.

Duroc

Pietrain. De origem belga. Sua pelagem é malhada de branco e preto. É reconhecida por sua tranquilidade e sua capacidade reprodutiva e leiteira. Apesar de possuírem baixa velocidade de ganho de peso diário, são os que apresentam uma ótima taxa de conversão alimentar e a melhor produtividade de carne na carcaça.

Pietrain

Hampshire. De origem americana, os membros dessa raça são vigorosos e apresentam pelagem preta com uma faixa branca nos membros anteriores. São dóceis, suas fêmeas têm fecundidade alta e são amplamente criados para a produção de carne fresca.

Hampshire

A alta no consumo mundial e a elevação na demanda no Brasil provam a versatilidade da carne suína como uma fonte saudável de nutrientes e mostram a necessidade das empresas de manterem os seus altos padrões tecnológicos e sanitários na criação dos animais.

Foque no bem-estar dos seus animais e esteja ciente das responsabilidades ambientais e das demandas do público consumidor. Assim, você poderá alcançar rendimentos significativos.

Leia também:
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *