Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Turismo e Lazer

BlogFauna RuraltecTV- Canário da terra

Canário da terra (Sicalis flaveola)

O canário-da-terra (Sicalis flaveola), também é conhecido como canário-da-horta, canário-da-telha (Santa Catarina), canário-do-campo, chapinha (Minas Gerais), canário-do-chão (Bahia), canário-do-reino (Ceará), coroinha e cabeça-de-fogo, é uma ave admirada pelo canto lindo, melódico, forte e estalado e por isso é frequentemente aprisionado como ave de cativeiro (está entre as 10 mais apreendidas, segundo o IBAMA), mesmo tal ato sendo considerado crime federal pela Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).

Canto do canário da terra:

Seu nome científico vem do grego sikalis, pequeno, e do latim, flaveola, diminutivo de flavus, amarelo, e pode ser entendido como “amarelinho”.

Canário da terra (Sicalis flaveola)

CANÁRIO DA TERRA (Sicalis flaveola)

Características – mede 13,5 cm de comprimento e peso de 20 g. Possui um dos cantos mais apreciados pelos passarinheiros. Plumagem caracteristicamente amarela, com dorso mais acinzentado e topo da cabeça alaranjada no macho.

Habitat – bordas de matas, áreas de cerrado, campos naturais e pastagens, além de áreas cultivadas.

Ocorrência – em todo Brasil com exceção da Região Amazônica.

Hábitos – além da aptidão para o canto, são muito valentes e por isso, infelizmente, utilizados por alguns criminosos como “canários-de-briga”. Vivem em pequenos bandos. Com quatro a seis meses de vida, os filhotes machos começam a cantar. O canto diurno, forte e estalado, é diferente do da madrugada, mais extenso e áspero. Já o canto da corte é melodioso e baixo e acompanhado de movimentos que parecem uma dança ao redor da fêmea.

Casal de canário-da-terra (Sicalis flaveola)

Alimentação – sementes

Reprodução – reproduzem-se na primavera-verão. Não são muito hábeis na construção do ninho, contentando-se com ocos de paus, forrando-os com palhas e plumas mal escolhidas. Seus ninhos são feitos em forma de cesta em locais que oferecem proteção, como plantas epífitas (orquídeas e bromélias) e bambus perfurados. Prefere tomar conta de ninhos abandonados por outras espécies.

Ameaças – caça e tráfico de animais. Entre seus predadores naturais estão aves de rapina e cobras.

Vídeo do canário da terra do Canal Meio do Mato

Leia outros artigos do BlogFauna RuraltecTV clicando no LINK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *