Ícone do site AGRONEGÓCIO

Bem-estar no rebanho leiteiro

Criador na perambulação

O bem-estar do rebanho influencia diretamente na produção leiteira e depende de fatores ambientais e nutricionais

O pecuarista que pretende uma melhora na produção de leite, tanto em quantidade quanto em qualidade, precisa ter em mente a necessidade de ter animais felizes e, consequentemente, produtivos.

O consumidor exige cada vez mais que os produtos que consomem reflitam os cuidados e manejos que respeitem o bem-estar dos animais. Além desses cuidados, a seleção genética e as exigências de alta produção são fatores que influenciam a qualidade de vida, a saúde e longevidade do rebanho.

Para se conseguir um nível ótimo de bem-estar para os animais, é preciso que o criador pratique a técnica da perambulação, que nada mais é do que uma técnica de visitação e observação dos animais em descanso.

Ela é muito importante para a análise da linguagem, atitude e  condição corporais. Através desse sistema, pode-se definir indicadores de bem-estar que deverão ser registrados e analisados com frequência.

Conheça os principais indicadores de bem-estar que servem para a avaliação do bem-estar do rebanho leiteiro:

Além dessas observações no período de descanso dos animais, o produtor deve estar atento sempre com mais alguns fatores muito importantes para o empreendimento:

Esses são os principais indicadores e procedimentos para que o criador consiga manter seu rebanho em condições dignas de bem-estar e garantir produtividade e qualidade. Fique atento sempre para você garantir um rebanho feliz e produtivo.

Leia também:

Sair da versão mobile