CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

EventosExposições, Feiras e FestivaisFestasLeilõesPremiações e Competições

Agricultura familiar tem recorde de expositores na Expointer

Expointer - Globo e bandeira gaúcha

O Pavilhão contará com produtores ligados ao artesanato, bem como flores e plantas. Um total de 15 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos

O Pavilhão da Agricultura Familiar, um dos espaços mais concorridos da Expointer, receberá um número recorde de expositores neste ano. Ao todo, 372 empreendimentos estarão presentes, provenientes de 174 municípios do Rio Grande do Sul.

Esses expositores serão distribuídos estrategicamente entre 338 estandes e aproveitarão sete cozinhas especialmente montadas para atender ao público. A participação é 10,3% maior do que na edição anterior.

Produtos da agricultura familiar na Expointer

A Expointer acontece no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio (RS), entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro. As agroindústrias participantes estão vinculadas ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Adicionalmente, o Pavilhão contará com produtores ligados ao artesanato, bem como flores e plantas. Um total de 15 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos, enquanto outros 4 estandes apresentarão o artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng.

De acordo com a organização, os visitantes da feira terão a oportunidade de degustar uma variedade de pratos produzidos a partir de produtos da agricultura familiar, seguindo receitas tradicionais e costumes das diversas etnias presentes no meio rural gaúcho.

Produtos da agricultura familiar na Expointer

As agroindústrias participantes do Peaf têm a opção de usar o Selo Sabor Gaúcho, um indicador visual do programa que assegura a procedência dos produtos provenientes das agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul.

Nesta edição, os produtos das agroindústrias familiares do estado abrangerão uma ampla gama de itens, como embutidos, defumados, queijos, laticínios, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, produtos derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

No âmbito do artesanato, os produtos são confeccionados a partir de matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, incluindo lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria relacionados à tradição gaúcha. Destacam-se também os produtores de plantas e flores, com enfoque na produção de suculentas, orquídeas, bromélias, cactos e oferta de sementes crioulas.

Banner da Expointer

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul (SDR/RS), Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *