Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Galinhas ciscando em terreiro
Esterco de galinha para a produção de adubo orgânico é uma alternativa sustentável e barata
 
O adubo preparado a partir do esterco de galinha é de fácil preparo. Além disso permite a redução de custos com insumos e é ideal para maximizar a rentabilidade do seu negócio.
 
A reutilização de esterco de galinha para a produção de adubo orgânico, que pode ser usado em hortas e plantações, é uma alternativa sustentável e barata!
Se você é criador de galinhas caipiras, isto é, alimenta suas aves com alimentos naturais e orgânicos, veja como fazer!

Precisamos de: 

Esterco.

Palhagem usada no chão do galinheiro. Obs.: Pode-se adicionar matéria orgânica de resíduos da cozinha, como cascas e talos de vegetais.

Como fazer?

Em sua composteira, distribua a matéria orgânica, intercalando camadas de esterco, serragem ou outros materiais. Você pode determinar a espessura da camada de acordo com os materiais disponíveis. Recomenda-se que, em média, cada camada tenha um palmo de altura.

O adubo levará de 3 a 6 meses para ficar pronto (variando de acordo com o clima e com o local de produção). Verifique a umidade do substrato produzido e certifique-se que o esterco “desapareceu”.

Dica 1 – Não utilize o esterco na forma bruta! Nunca adicione o esterco diretamente no jardim ou plantação! Isto pode comprometer a saúde das plantas.

Dica 2 – Não coloque água na mistura! Ela compromete a qualidade. Recomenda-se deixar a umidade do composto agindo normalmente.
O adubo estará pronto quando a terra estiver úmida, solta, leve, fresca, sem cheiro e com coloração quase preta.

Vantagem: O adubo produzido desta forma adiciona matéria orgânica no solo, auxiliando na sua capacidade de retenção de água.

ATENÇÃO! Caso o processo dê errado, deve-se realizá-lo novamente com atenção ao que pode ter prejudicado.

Dica 3 – O excesso de umidade pode ser controlado com a adição de folhas secas e até papel picado.

Prazo de validade. 12 meses, mas o adubo pode ser revitalizado com o acréscimo de novos compostos. É só começar o processo novamente e misturar com o que sobrou da produção anterior. 

Que tal ajudar o ambiente? Que tal levar um produto mais saudável para os seus clientes? Que tal, desta forma, agregar valor ao seu produto? Que tal aumentar a rentabilidade do seu negócio?

Pense nisso. Sustentabilidade e responsabilidade com o ambiente e com as pessoas são sempre a melhor escolha!

Leia também:
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *