CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

Baunilha em floração

Produtores, técnicos e demais interessados em uma das especiarias mais valorizadas no mercado nacional e internacional, a baunilha, já podem fazer o download da publicação “Cultivo de Baunilha – Práticas Básicas”, que responde a questões técnicas sobre a planta.

Em formato digital, a publicação foi elaborada por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizada em Brasília/DF, e tem farto conteúdo técnico científico em linguagem acessível para quem é do campo das ciências agronômicas e também aqueles que nunca viram uma planta de baunilha, mas têm interesse pelo tema.

Baunilha em floração

A publicação é resultado de três anos de pesquisa realizada com diferentes atividades e ações no projeto Desenvolvimento da cadeia produtiva de baunilhas brasileiras de importância para gastronomia e agroindústria. São 13 capítulos que exploram temas que vão desde os aspectos botânicos até a pós-colheita.

Com as ilustrações científicas, os leitores vão notar uma intersecção entre a ciência e a arte que oportuniza uma melhor compreensão dos detalhes da baunilha (Vanilla planifolia), que é uma planta da família das orquídeas, originária do México, cujos frutos aromáticos resultam em um alto valor comercial. As ilustrações e fotos completam os conteúdos textuais nos quais os pesquisadores tomaram como base nos resultados do projeto obtidos por meio de práticas de campo e laboratório, facilitando a melhor compreensão dos leitores.

Assim, pequenos agricultores, quilombolas, técnicos, produtores de mudas e demais interessados terão acesso de forma prática a pontos importantes como, por exemplo, a altura ideal para o corte dos ramos de baunilha ou, ainda, de que forma se dá a obtenção de estacas em viveiro, entre outros pontos, sempre com fotos e ilustrações.

Existe uma grande demanda por produtos elaborados a partir de baunilha de origem natural, seja no mercado nacional como no internacional. As características específicas das espécies nativas e a melhoria dos processos de produção podem favorecer o incremento da oferta de baunilhas brasileiras no mercado, o que possibilitaria a ampliação de fontes de renda de comunidades locais. Ou seja, existe no cultivo sustentável da baunilha uma potencial alternativa para os agricultores familiares.

Planta trepadeira de Vanilla planifolia (A); frutos imaturos (B); frutos curados (C)
Planta trepadeira de Vanilla planifolia (A); frutos imaturos (B); frutos curados (C)
Sistema de produção
Sistema de produção
Fruto imaturo de baunilha com cerca de 5 meses de desenvolvimento (A); fruto
no ponto de colheita, com aproximadamente 9-10 meses de desenvolvimento (B); fruto no
primeiro estágio de cura (C); fruto no segundo estágio de cura (D); fruto no estágio final de
cura (E). Observe a mudança na coloração e grau de desidratação.
Fruto imaturo de baunilha com cerca de 5 meses de desenvolvimento (A); fruto no ponto de colheita, com
aproximadamente 9-10 meses de desenvolvimento (B); fruto no primeiro estágio de cura (C); fruto no segundo
estágio de cura (D); fruto no estágio final de cura (E). Observe a mudança na coloração e grau de desidratação.

A publicação, além de levar aos produtores e comunidades locais conhecimentos básicos de boas práticas do cultivo e manejo das baunilhas no Brasil, é uma ferramenta que serve para apoiar a otimização da obtenção dos frutos, com fundamento nos conhecimentos de sistemas de cultivo; aspectos fitossanitários; florescimento e polinização; processos de pós-colheita; e beneficiamento. A produção de aromas de plantas nativas, como é o caso da baunilha, pode proporcionar o desenvolvimento de novos produtos para a agroindústria brasileira.

Faça o download da publicação CLICANDO AQUI.

Leia também: