CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

BlogCiência e TecnologiaOpiniãoSustentabilidade

Opinião – 2040 – O ano do colapso da civilização

Estátua da Liberdade naufragando

Em uma pesquisa no Yale Journal of Industrial Ecology, a pesquisadora Gaya Herrington, diretora e responsável pela análise de sistemas dinâmicos e sustentabilidade da KPMG, afirma que, em 2040, caso a extração de recursos e a superexploração da Terra continue nos níveis atuais, o colapso da civilização acontecerá!

Esta previsão já tinha sido apresentada em um estudo de cientistas do Massachusetts Institute of Technology em1972!

Será a extinção dos seres humanos?

Calma. A pesquisadora ressaltou que o colapso da civilização não significa que a humanidade deixará de existir! Mas que o evento afetará drasticamente o crescimento econômico e industrial que irão declinar parar! Isto afetará a produção de alimentos e os padrões de vida.

Nada é inevitável!

Felizmente, Gaya também afirma que somos totalmente capazes de fazer grandes mudanças, como vimos na pandemia, mas temos que agir agora se quisermos evitar custos muito maiores do que estamos vendo.

Segunda ela, os cientistas do MIT disseram que precisávamos agir em 1972 para conseguir uma transição suave e evitar custos. Mas isso não aconteceu, então estamos vendo o impacto da mudança climática.

Por enquanto, diz Gaya, ainda temos a opção de nos alinhar a um cenário que não termine em colapso. Com a inovação nos negócios, junto com novos desenvolvimentos por parte de governos e da sociedade civil, continuar a atualizar o modelo oferece outra perspectiva sobre os desafios e oportunidades que temos para criar um mundo mais sustentável.

“A escassez de recursos não foi o desafio que as pessoas pensaram que seria nos anos 70 e o crescimento populacional não foi o susto que se esperava nos anos 90. Agora a preocupação é a poluição e como ela se alinha perfeitamente com o que os cientistas do clima estão dizendo”

Gaya Herrington

É preciso ter a consciência de que há uma forma sustentável de criar valor e prosperidade que também tem um imenso potencial econômico. “Fazer o bem ainda pode gerar lucro. Na verdade, estamos vendo exemplos disso acontecendo agora. Expandir esses esforços agora cria um mundo cheio de oportunidades que também é sustentável”, profetiza Gaya.

Assista ao vídeo sobre as enchentes recentes na Europa – Alemanha enfrenta as piores enchentes em um século – CNN Brasil

Leia outros artigos do BlogOpinião RuraltecTV clicando no LINK.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *