Mecanização integral do manejo inicial de mudas moderniza a silvicultura

No município de Água Clara (MS), onde por décadas os primeiros dias de irrigação dependiam do esforço físico intenso dos colaboradores, uma nova realidade começa a ser escrita. A Reflorestar Soluções Florestais iniciou a operação do primeiro módulo nacional com irrigadores mecanizados da Bizmaq, marcando o fim das práticas manuais e semimecanizadas históricas na irrigação de mudas de eucalipto. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Suzano, focando em maior agilidade operacional, produtividade e segurança para os colaboradores. Agora, os profissionais atuam em cabines climatizadas, controlando eletronicamente a distribuição de água, garantindo uniformidade e conforto.

O equipamento foi projetado para irrigar três linhas por operação, com controle independente das barras e da dosagem de água, garantindo precisão, economia e produtividade em cada hectare e foi pensado para transformar a rotina de plantio/irrigação, reduzir esforço operacional e entregar mais produtividade às equipes em campo. Na concepção, não se pensou somente em resultados econômicos, mas em facilitar o trabalho de quem faz a floresta acontecer todos os dias, sobre inovação aplicada, eficiência real e respeito ao time de campo. O equipamento entrega qualidade e assertividade na quantidade de água aplicada por planta, além de transformar a experiência do colaborador, antes exposto ao sol e calor intensos.

O irrigador para ser tracionado por trator
O irrigador para ser tracionado por trator
Detalhe das três linhas de irrigação
Detalhe das três linhas de irrigação
O conjunto operando com duas linhas laterais e uma central
O conjunto operando com duas linhas laterais e uma central

A Reflorestar adquiriu cinco irrigadores mecanizados: três destinados a Mato Grosso do Sul e dois a São Paulo. Cada tanque possui capacidade de 10 mil litros, permitindo padronização rigorosa da lâmina d’água por muda. A mecanização reduz desperdícios e elimina variações na dosagem, comuns em sistemas semimecanizados, onde a quantidade aplicada podia variar entre 3 e 7 litros por planta, garantindo a mesma quantidade de água para todas as mudas, com total padronização operacional, um um ganho expressivo em eficiência.

A irrigação das mudas é etapa inicial e pontual, com frequência ajustada conforme o clima e tipo de solo. No Mato Grosso do Sul, regiões mais quentes exigem três a cinco irrigações consecutivas, enquanto em Lençóis Paulista (SP), de clima mais ameno, a média é de duas irrigações. A iniciativa da Reflorestar marca o primeiro módulo operacional do país com esses equipamentos, consolidando a empresa como pioneira na silvicultura totalmente mecanizada. A Suzano, junto com a Reflorestar, está inovando ao adotar uma silvicultura 100% mecanizada.

A mecanização eleva ergonomia, padroniza a qualidade operacional, reduz riscos e variabilidades, aumenta eficiência e precisão, e contribui para uma silvicultura de alta performance. O foco em estratégias de soluções mecanizadas, com inovação, inteligência operacional e evolução humana, firma os pilares que sustentam o futuro florestal responsável. A iniciativa rompe com práticas historicamente manuais e abre caminho para uma silvicultura cada vez mais mecanizada, precisa e sustentável.

Leia também: