Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

AgriculturaAgricultura FamiliarAlimentação e SaúdeAssociativismo e CooperativismoCiência e TecnologiaGastronomiaNotícias

Horta urbana – resultados possibilitam a contratação de mais funcionários

Horticultor colhendo rabanetes numa horta urbana

Uma empresa catarinense tem conseguido ótimos resultados e aumentou o quadro de funcionários

Palhoça, SC, um dos municípios mais populosos do estado. Apesar da crise econômica que foi drasticamente agravada pelo Covid-19, temos uma boa notícia.

Uma empresa local mostra que é possível manter uma atividade sustentável, apesar de tudo. Foi lá que o agrônomo Marcos Hubert e o professor Rui Tavares desenvolveram um projeto de horta urbana, em que produzem noventa variedades de vegetais certificados (produtos orgânicos), numa área de 11 ha.

A pandemia, que já fez mais de 530 mil desempregados em Santa Catarina, não afetou a empresa. Pelo contrário: a demanda cresceu 20% nesses dois meses e o número de empregados passou de 10 para 13.

Na contramão da crise

Projetos como esse podem servir de parâmetro para um crescimento sustentável de outras empresas similares, principalmente em Santa Catarina, que é hoje o quarto maior produtor de alimentos agroecológicos do país. São 1,3 mil propriedades certificadas!

Esta produtividade não tem apenas a ver com o aumento de demanda por produtos ecológicos, mas também com a postura profissional e ética de como a atividade é realizada no dia a dia.

Visão aérea da horta urbana em Palhoça/SC

A rotina na empresa teve que se adaptar rapidamente às novas necessidades de comportamento, higiene e segurança. Novas boas práticas foram adotadas, como limpar os calçados, usar álcool em gel, usar máscara e observar o distanciamento social.  Conscientização passou a ser um valor muito destacado na cultura da empresa. 

Essas boas práticas garantem um alimento mais seguro e o consumidor percebe isto, dando preferência e sendo fiel a quem as pratica.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *