Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

DicasGestão, Mercado e Economia

Gerenciando seu tempo

Agricultor na sua lavoura olhando para o infinito e um grande cronômetro contando o tempo

As atividades diárias podem tomar completamente o seu dia e sugar suas energias. Para isso, é necessário algum método que lhe ajude a gerenciar o seu tempo, fazendo com que você tenha tempo para outras coisas, como família ou hobbies, e com que você não se estresse devido à rotina

Apresentamos a você um dos mais conhecidos e reconhecidos métodos de gerenciamento do tempo! O método Pomodoro. Ele permite que você controle melhor suas atividades diárias e pare de vez de adiar algumas tarefas ou de esconfê-las embaixo do tapete.

O método

O Pomodoro é uma técnica popular de gerenciamento de tempo criada em 1988 pelo italiano Francesco Cirillo. Ele mostra como é possível melhorar a produtividade registrando quanto tempo uma tarefa leva para ser concluída e aprendendo a controlar todas as tarefas do dia a dia.

Ele nomeou o sistema de Pomodoro (tomate, em italiano) em homenagem ao cronômetro em forma de tomate que ele costumava utilizar para acompanhar seu trabalho como estudante universitário.

O método Pomodoro consiste em realizar uma tarefa por vez, em períodos de 25 minutos ininterruptos, evitando distrações e a prática da procrastinação (adiar, jogar para frente, empurrar com a barriga).

Cada “pomodoro” realizado deve ser intercalado com uma pausa de 5 minutos. A cada quatro “pomodori” (“quatro tomates”, no plural), você pode fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos, como recompensa. O método completo dura duas horas.

Além disso, o Pomodoro pode auxiliar a combater estresse no trabalho e ajuda a focar a sua atenção naquilo que é realmente importante.

Como aplicar o método pomodoro

  1. Tenha em mãos um cronômetro e uma lista de tarefas.
  2. Defina o cronômetro para 25 minutos e concentre-se em uma única tarefa até que ele toque.
  3. Quando sua sessão terminar, marque um pomodoro na sua lista (um tomatinho) e registre a tarefa que você completou.
  4. Faça a pausa de cinco minutos, mesmo que você não tenha chegado a cumprir a tarefa no período de 25 minutos.
  5. Após registrar quatro pomodori, faça um intervalo mais longo e restaurador, de 15 a 30 minutos.
  6. Durante as pausas, evite fazer grande esforço mental ou tarefas complexas. Use seu tempo de descanso para ir ao banheiro, comer alguma coisa, verificar as redes sociais, brincar com seu animal de estimação ou simplesmente não fazer nada.
  7. Dicas: tarefas mais curtas caminham juntas. Qualquer tarefa que leve menos de um pomodoro deve ser combinada com outras tarefas simples. Por exemplo, “escrever cheque de aluguel”, “marcar consulta com o veterinário” e “ler artigo no jornal” podem fazer parte da mesma sessão de 25 minutos.
  8. Tarefas mais complexas, que durem mais de 25 minutos, devem ser divididas. Se, eventualmente, você passar o período de 25 minutos em uma tarefa, aplique uma pausa mais longa para compensar. Por exemplo, se você demorar meia hora para completar uma tarefa, faça uma pausa de 10 minutos. O ideal é nunca ultrapassar o tempo estabelecido, para não perder o controle da programação.
  9. Evite interromper a atividade que você se dispôs a fazer durante um pomodoro. Pode ser tentador parar sua atividade para atender o telefone, verificar e-mails ou mensagens no WhatsApp, por exemplo, mas tente anotar essas atividades para fazê-las depois. Para isso, você pode utilizar papel e caneta, uma agenda ou um organizador de tarefas digital.
  10. No caso de uma interrupção inevitável, faça uma pausa de cinco minutos e comece novamente. Cirillo recomenda que você acompanhe as interrupções (internas ou externas) à medida que elas ocorrem e reflita sobre como evitá-las na próxima sessão.
  11. A regra se aplica mesmo se você terminar a tarefa antes de o cronômetro desligar. Use o resto do seu tempo para aprender um pouco mais sobre aquela tarefa, melhorar as habilidades ou o escopo de conhecimento.

Vantagens do método pomodoro

A técnica pomodoro é uma ferramenta que pode proporcionar uma série de melhorias e benefícios para o seu dia a dia. Confira alguns:

  • Alivia a ansiedade,
  • Eleva o foco e a concentração,
  • Evita que você passe muito tempo trabalhando,
  • Aumenta a motivação, através do método de recompensa,
  • Melhora os processos de trabalho ou de estudo, de maneira a gerenciar o tempo melhor,
  • Torna suas decisões mais acertadas,
  • Previne estresse, depressão e outros problemas de saúde mental.

E aí? Gostou da dica? Que tal usar o método Pomodoro no seu dia a dia e ver o que acontece? Depois, nos conte como foi o resultado!

Leia também:

Gestão financeira do negócio rural – Como começar?

Software facilita a gestão de granjas de suínos

Cinco dicas de gestão da propriedade rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *