Fórum de Agricultura Familiar acontece em Salvador

A revista “Globo Rural” realizará no dia 12 de dezembro, em Salvador, no Hotel Intercity Salvador, sala Costa do Descobrimento, à Avenida Tancredo Neves, 2227, Edifício Salvador Prime, Caminho das Árvores, a partir das 9:00, a segunda edição do Fórum de Agricultura Familiar, um espaço de discussões sobre alguns dos principais avanços e desafios da atividade e também de apresentação de iniciativas bem-sucedidas de produtores do segmento. Assim como na primeira edição, em 2024, Salvador receberá o fórum devido à importância da Bahia para a agricultura familiar nacional. Com mais de 700 mil propriedades, o estado concentra o maior número de estabelecimentos ligados à agricultura familiar do país. Os pequenos produtores dão ao agro baiano protagonismo em atividades como a criação de caprinos e ovinos e produção de cacau, mandioca e café.

As dificuldades de acesso a crédito, queixa recorrente em todos os segmentos do agro brasileiro, afetam particularmente os produtores da agricultura familiar, que muitas vezes não têm estrutura profissional dedicada à busca por recursos. Para abordar o tema, a programação do evento terá um painel sobre microcrédito e inclusão financeira, com apresentação de soluções de financiamento.

Propriedade rural familiar
Propriedade rural familiar

Agroecologia, infraestrutura e mercados inclusivos será outro dos temas das discussões do fórum. Os participantes vão discutir, entre outros temas, iniciativas de produção sustentável na agricultura familiar e como essas práticas podem ser um diferencial na conquista de novos mercados. Nas últimas décadas, a agropecuária de grande escala, exportadora de commodities, tornou-se um dos grandes motores da economia brasileira e virou, para muita gente que não acompanha o setor de perto, sinônimo único de agronegócio. Mas, para além do chamado agro empresarial, também as micro e pequenas propriedades controladas por núcleos familiares ajudam a construir a riqueza do campo.

A agricultura familiar é, por exemplo, a responsável pela produção de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. E, se as atividades agropecuárias de larga escala são decisivas para engordar os números do comércio externo brasileiro, é o agro dos pequenos produtores o que mais gera postos de trabalho no campo. De acordo com o Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas no Brasil, o que representa 67% da mão de obra agropecuária do país.

Segundo a edição mais recente do Anuário Estatístico da Agricultura Familiar, da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a agricultura familiar brasileira é, sozinha, a oitava maior produtora de alimentos do mundo. Além disso, dos pouco mais de 5 milhões de estabelecimentos agropecuários do país, 3,9 milhões, ou 76,8% do total, são da agricultura familiar.

As inscrições no evento são gratuitas e podem ser feitas CLICANDO AQUI

Leia também: