CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCiência e TecnologiaGestão, Mercado e EconomiaMeio Ambiente e Energia

Energia limpa e uso cosmético – Tangerina é a nova estrela!

Tangerinas

Dissertação de Mestrado defendida na PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) mostra que a tangerina pode produzir biogás, energia limpa e renovável e oferecer matéria-prima para cosméticos!

O engenheiro Rafael Vieira de Carvalho, autor da pesquisa, aponta que resíduos orgânicos devidamente tratados geram não apenas energia limpa, mas também adubo, contribuindo para movimentar a economia, reduzir os impactos dos aterros sanitários e serem grandes aliados na busca de um futuro mais sustentável.

Carvalho conseguiu gerar biogás, constituído majoritariamente por metano e CO2. O estudo deixou resíduos da fruta (triturados e misturados a lodo) por 21 dias dentro de um equipamento que mede a produção do gás.

Tangerinas

A tecnologia pode ser empregada no combate ao aumento de emissões poluidoras, já que o biogás produzido pode ser utilizado como energia térmica, elétrica ou combustível em detrimento aos combustíveis fósseis.

Tangerina na regeneração de pele e cabelo

A parceria entre a Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale) e a empresa de cosméticos Cativa Natureza mantém projeto que busca reaproveitar o raleio na produção do óleo essencial da ponkan para a produção do óleo essencial que contém propriedades nutritivas como vitaminas A, B1 e C, contribuindo para regeneração de pele e cabelo e ajudando na função cerebral, como possibilitar maior atenção.

Além disso, a reutilização destes raleios da tangerina ajuda a gerar renda para as 53 famílias de produtores que integram a cooperativa. Essa possibilidade representa uma nova fonte de renda em período fora de safra, tanto pela venda do raleio quanto pela participação no lucro obtido com a venda do produto final.

Leia também:

Biogás avança no Brasil

Aproveitamento de dejetos de animais para geração de biogás

Bioinsumos – Esgoto virando biofertilizante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *