MEIO AMBIENTE -  Como atrair corrupião

AgriculturaAlimentação e SaúdeCapacitaçãoGastronomia

Horta em casa – Como cuidar?

Se você tem qualquer espacinho que tenha terra, água e sol, inclusive em sacadas de apartamentos, você pode ter uma pequena horta! Já pensou nisso? A agricultura urbana é uma tendência! Ainda mais num momento de tensão, solidão e falta do que fazer na pandemia.

Então vamos combinar umas coisinhas antes de começar a plantar…

Identifique qual produto vai cultivar. Algumas plantas são mais fáceis do que outras.

Você sabia que jabuticaba, limão, melão e morango podem ser cultivadas em vasos? Legumes também podem, mas por terem ciclo de vida mais longo, necessitam de vasos profundos para um bom enraizamento. Ainda podendo ser plantadas em vasos, temperos, ervas e plantas medicinais crescem em espaços bem pequenos. Já verduras e folhas são plantas de pequeno e médio porte e têm um rápido crescimento.

Morango

Escolha o local ideal.

Dê prioridade a lugares com a presença da luz solar em algum momento do dia. O ideal é que os espaços estejam próximos a janelas, portas, beirais, varandas e sacadas.

ATENÇÃO. Hortas verticais ou suspensas ficam muito bem em varandas e espaços abertos.

O momento certo para plantar.

Atualmente, nas lojas de produtos rurais, é possível encontrar uma grande variedade de sementes para plantio em diversas estações. Se você é “agricultor de primeira plantação”, as hortaliças são as mais fáceis no manuseio e têm resultado mais rápido. As hortaliças com ciclo rápido como alface, cebolinha, manjericão e salsinha podem ser plantadas diversas vezes e em qualquer temporada.

Ponto de plantio.

Vasos ou diretamente na terra? Em ambos os casos, é necessário que o solo seja fértil! Nutrientes e minerais adequados são primordiais para que as plantas cresçam saudáveis.

ATENÇÃO! Para plantações em vaso, escolha modelos com furos na parte inferior.

Ervas em pequenos vasos

Manejo das sementes

Se você optar por começar com sementes, será preciso germiná-las. Neste caso, é preciso usar sementeira para produção de mudas ou plantio direto no local escolhido.

Faça pequenos furos na terra, sempre com o dobro do tamanho da semente, adicionando 2 a 3 sementes em cada buraco. Após esse procedimento, cubra com terra, deixando o solo úmido para que possa germinar.

Se a sua opção é começar com mudas, fique atento, pois elas são bem sensíveis. Mantenha o vaso em um local sombreado e preste atenção na irrigação!

ATENÇÃO! O solo não pode estar seco, mas é preciso cuidado com locais abertos por conta do excesso de chuva.

Ações pós-plantio.

Diariamente, observe a sua horta. Olho no solo e nos animais indesejáveis! Caso perceba alguma praga, tome medidas imediatas e reveja as práticas de manejo. Geralmente, os atendentes das lojas podem dar conselhos e, em certos casos, os fornecedores de insumos têm sites com diversas explicações e dicas. Procure mais orientações aqui no site da RuraltecTV também e no Guia Horticultura RuraltecTV.

Preparando os recipientes para o plantio

Adubação: Inclua práticas de adubação em sua rotina de plantio.

ATENÇÃO! A utilização de uma camada de cobertura vegetal morta (galhos, folhas e fibras secos) é uma boa maneira de melhorar a qualidade do solo, evitar pragas e ainda impedir o crescimento de ervas daninhas. Isso mantém a temperatura do solo e retém a umidade e forma uma camada de matéria orgânica farta que se incorpora à terra.

Irrigação: ponto crucial do cultivo, a água é uma das principais fontes de energia para as plantas e deve ser constante, mantendo sempre o solo úmido, mas não encharcado. O período da manhã e o da tarde são ótimas opções de horário.

Pesticidas naturais: Pesticidas naturais são ótimas opções para controlar e eliminar parasitas, evitando que se alastrem para toda horta. Manjericão, alecrim, alho e cebola são boas opções, por produzirem odores repulsivos.

Leia as dicas: Caldas para controlar doenças e pragas em plantas