CAMPO -  A importância dos trabalhadores rurais brasileiros

AgriculturaAgricultura FamiliarCapacitaçãoCriaçãoMulherTurismo e Lazer

Conectividade – Agrovilas recebem primeiras antenas

Antena em propriedade rural

Unidades quilombolas no Maranhão estão conectadas!

Pontos de acesso à internet banda larga por meio de satélite foram instaladas em sete agrovilas quilombolas localizadas no município de Alcântara (MA).
Estes são os primeiros Assentamentos Conectados pela ação de ampliação da conectividade rural do Ministério da Agricultura (Mapa).

O acesso à rede mundial nas áreas rurais promoverá difusão do conhecimento a partir da prestação de assistência técnica e capacitação online, além de incrementar a produtividade e oferecer novas fontes de geração de renda no campo.

ATER 5.0

Com o intuito de acompanhar os avanços tecnológicos, a Emater está promovendo a Assistência Técnica e Extensão Rural digital. A ideia não é substituir a ATER presencial pela ATER remota. As duas modalidades devem se complementar para que os produtores/usuários tirem máximo proveito de que tem de bom em cada uma.

É uma alternativa complementar à assistência técnica e extensão rural convencional, a qual permite que os agricultores recebam orientações técnicas rotineiras e emergenciais de forma online.

Essa modalidade educacional registra significativo crescimento no país e caracteriza-se como oportunidade, também, de manter o jovem no campo ao proporcionar ensino de qualidade.

Conectividade via satélite

Esta é uma opção ideal para produtores pouco tecnificados, que não exigem grande quantidade de conexões. A tecnologia satelital permite a comunicação de dados em banda larga a partir de faixa dedicada a essa transmissão com qualidade para locais remotos e de difícil acesso.

A iniciativa dos Assentamentos Conectados prevê 156 pontos de conectividade em regiões brasileiras de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a partir de conectividade via o satélite do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

Pela iniciativa dos Assentamentos Conectados, já foram instalados 51 pontos nos estados de Alagoas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba e Sergipe.

Leia também:

Conectividade garantindo rastreabilidade e controle dos cultivos

BlogOpinião RuraltecTV – Conectividade no Campo – Levar apenas o sinal não é o suficiente!

Projeto aprovado pelo Senado amplia conectividade no campo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *