CAMPING -  Dicas para escolher a barraca ideal

Congressos, Encontros, Simpósios e SemináriosEventosFestas

Simpósio debate influenza aviária em Florianópolis

Chamada para o 15° Simpósio Técnico ACAV

A Associação Catarinense de Avicultura – ACAV promove de 05 a 07 de agosto de 2025, em formato presencial, o 15° Simpósio Técnico ACAV – Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição. O evento reunirá profissionais ligados ao setor avícola para capacitação e debate sobre as melhores práticas para a cadeia da avicultura industrial, no Centrosul – Centro de Convenções de Florianópolis, à Av. Gov. Gustavo Richard, 850, Centro, Florianópolis, SC.

O evento é reconhecido pelo alto nível técnico e científico e traz ao público as inovações que surgem no Brasil e no mundo, momento importante para o agronegócio catarinense e brasileiro, com temas relevantes cuidadosamente selecionados e palestrantes de altíssimo nível para abordagem dos assuntos mais atuais de uma das maiores e mais avançadas cadeias produtivas do mundo, a avicultura industrial brasileira. O evento é referência nacional em atualização tecnológica e integração setorial. Além das atividades técnicas, o simpósio oferece networking qualificado, feira de expositores, momentos de confraternização e o já tradicional Jantar do Galo que, neste ano, também celebra os 30 anos do evento. Tudo isso com o principal objetivo que é a busca constante do aperfeiçoamento e da qualidade da cadeia produtiva.

Público no simpósio

A iniciativa do simpósio é parte da jornada em busca da eficiência, da biosseguridade e da construção de cadeias produtivas cada vez mais sólidas. A sanidade também é um desafio. Santa Catarina é livre das doenças mais graves que hoje afetam outros países, acrescentando que o setor enfrenta constantes desafios, mas continua sendo um segmento que gera emprego, alavanca a economia e promove a segurança alimentar da população. Serão dezesseis palestras e cinco mesas-redondas na programação científica. O tema principal do evento é a saúde intestinal das matrizes que desempenha um papel fundamental no sucesso reprodutivo das aves, influenciando diretamente na eficiência da absorção dos nutrientes da ração, no desempenho produtivo das aves e na qualidade dos ovos férteis. Um trato gastrointestinal equilibrado permite que as aves aproveitem melhor os nutrientes da dieta, garantindo uma boa taxa de postura, além da produção de ovos com casca resistente. Distúrbios intestinais, como desequilíbrios na microbiota ou inflamações, podem também comprometer a fertilidade e a taxa de eclosão dos ovos. Além disso, problemas associados à piora na saúde intestinal podem impactar negativamente o bem-estar das matrizes, tornando-as mais suscetíveis a doenças e reduzindo sua longevidade produtiva.

Saúde intestinal das matrizes, biosseguridade e influenza aviária estão entre os temas a serem debatidos no evento
Saúde intestinal das matrizes, biosseguridade e influenza aviária estão entre os temas a serem debatidos no evento

Medidas preventivas envolvidas na promoção e manutenção da saúde intestinal – via alimentação (acesso à ração, formulação com ingredientes de alta digestibilidade, correta granulometria e uso de aditivos funcionais) ou por manejo sanitário das aves – são decisivas para evitar a ocorrência de disbioses e fortalecer o sistema imunológico das aves. A influenza aviária não pode ficar de fora das discussões. Considerada uma das maiores ameaças à avicultura mundial, será um dos destaques do simpósio deste ano.

Leia também: