CAMPING -  Dicas para escolher a barraca ideal

O passeio, chamado Circuito Roça Velha, aconteceu neste último domingo em meio à Mata Atlântica

O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, abriu um novo roteiro no projeto Caminhadas na Natureza, ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e executado pelo IDR-Paraná. O passeio, chamado Circuito Roça Velha que ocorreu pela primeira vez nesse último domingo, oferecendo aos visitantes uma imersão na Mata Atlântica, em uma área próxima ao Parque Nacional Guaricana, na Serra do Mar, considerada o maior remanescente desse bioma no Brasil.

O lançamento reforça a vocação do estado para o turismo rural e propõe valorizar pequenas propriedades e comunidades que têm na agricultura familiar sua base econômica. O circuito foi criado pensando na visibilidade de uma região predominantemente agrícola, mas com imenso potencial turístico a ser explorado, especialmente na contemplação. O Paraná é rico em turismo rural, sendo o estado que mais produz por metro quadrado e essa agricultura vem sendo utilizada com a visão também voltada ao turismo rural. São José dos Pinhais iniciou no projeto Caminhadas na Natureza no ano de 2008, e até o momento já foram realizados 56 passeios no município, com média de 16.000 participantes por ano.

Logo do Programa Caminhadas na Natureza, do estado do Paraná
O circuito proporciona paisagens rurais com imersões na mata atlântica - Foto: Leandro Taborda da Cruz
O circuito proporciona paisagens rurais com imersões na mata atlântica – Foto: Leandro Taborda da Cruz
Os trajetos passam por trechos em meio à mata, com subidas e descidas, obstáculos naturais, propriedades locais e também por estradas rurais pavimentadas e não pavimentadas
Os trajetos passam por trechos em meio à mata, com subidas e descidas, obstáculos naturais,
propriedades locais e também por estradas rurais pavimentadas e não pavimentadas

O programa valoriza os moradores e mostra a importância do turismo para quem vive na área rural e São José dos Pinhais é a cidade que mais recebe caminhantes em todo o estado e também no Brasil. Os participantes, nesse último final de semana, puderam escolher entre dois trajetos: um de 5,9 km e outro de 12,3 km, ambos com nível avançado de esforço físico. As trilhas passam por áreas de mata nativa, trechos com subidas, descidas, estradas de chão e propriedades rurais da região da Roça Velha, oferecendo uma verdadeira imersão na natureza e uma experiência de turismo rural intensa. O evento contou com pontos de apoio com água, banheiros, carros de apoio, e também forças de segurança e ambulâncias ao longo dos percursos. A caminhada é organizada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e tem como objetivo promover hábitos saudáveis, além de valorizar o turismo ecológico e rural da cidade.

As diversas opções de turismo rural do estado estão elencadas no Portfólio de Destinos e Produtos Turísticos. Esse é um documento foi elaborado pelo órgão de promoção do turismo do estado, o Viaje Paraná, com critérios baseados em institutos e órgãos oficiais. Os locais elencados possuem infraestrutura completa para atender aos turistas com excelência. O documento tem opções de turismo no Paraná em diversos segmentos, sendo 249 produtos e destinos em oito setores, separados também por região, ferramenta que, pela primeira vez, foi disponibilizada por um órgão do governo para orientar e ajudar os profissionais que vendem pacotes turísticos.

O circuito passa por propriedades rurais preparadas para receber os caminhantes - Foto: Claudinei Lopes de Araujo
O circuito passa por propriedades rurais preparadas para receber os caminhantes
Foto: Claudinei Lopes de Araujo
Lavouras, matas e muita natureza - Foto: Elivelton Machado
Lavouras, matas e muita natureza – Foto: Elivelton Machado
Além de valorizar a cultura local, o turismo rural se solidifica como mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade
Além de valorizar a cultura local, o turismo rural se solidifica como
mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade

Este é o quarto circuito de São José dos Pinhais somente neste ano. Outras quatro Caminhadas na Natureza devem acontecer até o final do ano. As caminhadas acontecem geralmente nos roteiros de turismo rural do município e os caminhantes podem ter novas experiências com estabelecimentos de gastronomia, produtos coloniais, artesanato local e lazer, sem esquecer o forte comércio de orgânicos, estimulando o desenvolvimento econômico na localidade.

As Caminhadas na Natureza iniciaram oficialmente no ano de 2007 no estado do Paraná, como uma política pública da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná). A iniciativa tem como objetivo promover o turismo rural no estado por meio da atividade física em grupo, gerar mais uma fonte de renda para as famílias envolvidas na atividade, e são consideradas uma importante ferramenta para o desenvolvimento da agricultura familiar e do turismo rural nas propriedades assistidas.

No ano de 2024, totalizaram 94 circuitos em 66 municípios no estado, contando com mais de 48 mil participantes e 1.000 famílias beneficiadas com a atividade, gerando em torno de R$ 1,4 milhão de renda. O IDR-Paraná e as prefeituras ajudam a organizar os roteiros e promover os circuitos, visando potencializar a economia de pequenas propriedades rurais das cidades envolvidas.

Leia também: