Publicação gratuita mostra que o solo pode ajudar a prevenir enchentes

O livro, voltado ao público jovem, propõe uma reflexão sobre como o solo pode ajudar a prevenir enchentes e outros problemas ambientais. A obra Os Guardiões de Vila Verde, lançada em comemoração ao Dia Mundial do Solo, apresenta o solo como elemento central para soluções sustentáveis, conectando ciência, educação ambiental e cidadania. A publicação é uma iniciativa do projeto Educarbon, vinculado ao Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), e foi publicado pela Editora Fealq. O Educarbon tem como objetivo aproximar a comunidade escolar dos desafios das mudanças climáticas, da conservação do solo e da agricultura sustentável. A iniciativa transforma temas complexos em conteúdos acessíveis e conectados à realidade dos estudantes. A obra amplia o acesso ao conhecimento científico e ambiental para estudantes, educadores e famílias.

A história é sobre uma jovem em busca de respostas para as enchentes recorrentes em sua cidade, que afetam diretamente a vida de muitas famílias. Ao longo da história, o livro apresenta de forma acessível o conceito de soluções baseadas na natureza, mostrando como o uso adequado e a conservação do solo podem reduzir alagamentos, melhorar a infiltração da água e fortalecer a relação entre o ser humano e o meio ambiente. A obra também propõe uma reflexão sobre o distanciamento das pessoas da natureza, intensificado pelo avanço das tecnologias digitais, especialmente entre as novas gerações. Ao reconectar ciência, território e cotidiano, o livro estimula uma visão mais integrada e sustentável do desenvolvimento urbano e rural.

Capa e páginas do livro que tem download gratuito
Capa e páginas do livro que tem download gratuito

A obra presta uma homenagem ao professor Carlos Clemente Cerri (1946–2017), um dos maiores pesquisadores do mundo na área de dinâmica da matéria orgânica do solo. Professor por mais de 40 anos no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) e na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Cerri teve papel fundamental no avanço das pesquisas sobre solos em ecossistemas naturais e modificados por atividades agrícolas, pecuárias e de reflorestamento. O professor é retratado como um dos personagens centrais, despertando a curiosidade da jovem protagonista e orientando sua jornada de observação, aprendizado e busca por soluções ambientais a partir do conhecimento científico do solo.

Ilustração do livro de educação ambiental que explica sobre os solos
Ilustração do livro de educação ambiental que explica sobre os solos

A proposta é despertar o interesse pelas ciências e pela sustentabilidade de forma lúdica, participativa e contextualizada, reforçando o papel da educação ambiental na formação de jovens mais conscientes e engajados. O livro contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi desenvolvido por um grupo multidisciplinar de especialistas em solos, meio ambiente e comunicação científica. O grupo reúne pesquisadores e profissionais ligados a instituições como USP, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com atuação em áreas como agronomia, gestão ambiental, fitopatologia, educação ambiental e divulgação científica.

Faça o download o livro CLICANDO AQUI.

Leia também: