Guia gratuito destaca importância das serpentes

O fascinante e, muitas vezes, temido universo das serpentes está agora mais acessível ao público leigo. O Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) disponibilizou gratuitamente o Guia de Serpentes: Conhecer para Coexistir, uma obra transdisciplinar com 121 páginas, desenvolvida por pesquisadores e autores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) em Piracicaba. O material é ricamente ilustrado com fotos coloridas, gráficos, desenhos e tabelas e tem como principal objetivo promover a coexistência pacífica entre humanos e fauna.

A publicação está estruturada de forma a conduzir o leitor por diferentes aspectos do universo ofídico. O guia começa abordando a presença das serpentes na cultura, explorando temas que vão do folclore nacional — como a lenda do Boitatá, uma gigantesca “cobra de fogo” da mitologia tupi-guarani — até sua representação na mídia e na espiritualidade, onde variam de símbolos de traição a detentores de sabedoria.

Capa do "Guia de Serpentes: Conhecer para Coexistir"
Capa do “Guia de Serpentes:
Conhecer para Coexistir”

A obra aprofunda-se em conhecimentos gerais e específicos sobre as características biológicas desses répteis, como suas estratégias de defesa, hábitos alimentares e, crucialmente, sua importância ecológica no equilíbrio dos ecossistemas. O conhecimento detalhado sobre a biologia e a relevância das serpentes, incluindo informações úteis sobre acidentes ofídicos, visa a atrair a atenção e mudar a percepção do público em geral.

Um dos pontos altos do guia é a lista ricamente ilustrada de espécies que ocorrem na vasta área de abrangência do projeto: um raio de 100 km ao redor de Piracicaba, contemplando 111 municípios. Para cada espécie, acompanhada de fotos de alta resolução, são apresentadas informações relevantes para a população em geral, como sua importância médica e detalhes de sua história natural — ambientes em que ocorre, período de atividade,

alimentação e como se defende de predadores. Ao final, um glossário explica os termos técnicos utilizados ao longo da obra, permitindo ao leitor ampliar seu conhecimento sobre o assunto.

O guia é resultado do Projeto Vizinhos Silvestres: rumo à coexistência humano-fauna, uma iniciativa transdisciplinar de pesquisa e extensão que atua na coprodução de conhecimento e na implementação de ações voltadas à sustentabilidade. Segundo os autores, a construção de um guia como este é um enorme desafio, que exige muito trabalho e atenção para obter informações e fotografias, além da preocupação em trazer uma linguagem atrativa para a população.

Capa e páginas do livro que tem download gratuito – Foto: Portal de Livros Abertos da USP
Capa e páginas do livro que tem download gratuito
Foto: Portal de Livros Abertos da USP

Todas essas etapas envolvem muito trabalho e atenção por parte dos autores, que conseguiram vencer esse grande desafio e produziram um guia útil, que deve atrair o interesse de cientistas e da população em geral, incluindo crianças, professores e profissionais de saúde. Com a leitura, o objetivo é que pessoas curiosas passem a ver as serpentes “com outros olhos”, por terem aprendido que esses animais são fascinantes, merecem nosso respeito e devem ser preservados.

Faça o download gratuito do livro “Guia de Serpentes: Conhecer para Coexistir” CLICANDO AQUI.

Fonte: Jornal da USP

Leia também: