A proposta é chamar a atenção para a necessidade de adotar-se práticas mais sustentáveis, que possam reconstruir o ambiente de produção
Estão abertas as inscrições para o II Encontro Catarinense de Agricultura Regenerativa. O evento, que vai discutir alternativas e soluções para uma agricultura mais sustentável, acontece entre os dias 5 e 7 de agosto, no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes, à R. Assis Brasil, 20 D, Centro, Chapecó. A primeira edição, realizada em 2023, reuniu mais de 700 pessoas, entre produtores rurais, estudantes, pesquisadores, extensionistas e profissionais do agronegócio. A proposta é chamar a atenção para a necessidade de adotar-se práticas mais sustentáveis, que possam reconstruir o ambiente de produção, adotando uma visão sistêmica de proteção de solo, ar e água, utilizando tecnologias acessíveis para qualquer tipo de propriedade, aliando a segurança alimentar com a agricultura de baixo carbono e conservacionista, além de atuar em aspectos para a inserção de agricultores nesse mercado, promovendo a troca de conhecimentos, a criação de uma rede em torno deste tema e o fortalecimento de parcerias.
Nesta edição, o evento abordará temas como sucessão na sustentabilidade, agricultura regenerativa, transição agroecológica na pecuária, uso de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) e, ainda, o potencial e os desafios do carbono na agricultura. A programação de 7 de agosto será formada pelo Dia de Campo na Fazenda Banhado Verde, momento em que os participantes poderão vivenciar e conhecer o modelo de agricultura regenerativa na prática. A programação completa pode ser consultada CLICANDO AQUI.
dos Guedes, onde será realizado o dia de campo
A agricultura regenerativa é uma abordagem inovadora que busca melhorar os ecossistemas agrícolas. A proposta principal dessa tecnologia não visa apenas substituir um insumo químico por outro biológico, e sim reconstruir o ambiente de produção, para que nele a vida no solo prospere e os processos ocorram permanentemente. Através da proteção e estruturação do solo com diferentes fontes de carbono melhorando a infiltração e retenção de água, o ambiente se tornará supressor natural de pragas e doenças e fornecedor constante de nutrientes para as plantas, promovendo dessa forma, saúde vegetal, animal e humana, preservando os recursos e a rentabilidade do produtor. Tudo isso com tecnologia simples, barata e acessível a qualquer escala de propriedade.
A aplicação se dá pelas boas práticas agropecuárias que contribuem para um melhor equilíbrio entre a produção de alimentos e a preservação do meio ambiente. Em um cenário de mudanças climáticas, encarecimento dos custos de produção e consumo consciente, a agricultura regenerativa ganha espaço como uma alternativa que oferece mais resistência e proteção contra pragas, doenças e condições climáticas adversas, sem, no entanto, causar danos à biodiversidade.
desenvolvimento suportável ambiental e a saúde humana
as raízes vivas de culturas perenes que sustentam estruturas biológicas subterrâneas
com maiores teores de matéria orgânica e microrganismos benéficos ao solo
Uma das principais características da agricultura regenerativa é o foco na saúde do solo, buscando promover a fertilidade com a adoção de práticas como cobertura do solo, rotação de culturas, plantio direto e compostagem. A proposta também busca tornar a pecuária mais sustentável, estimulando práticas como o pastejo rotacionado, em que os animais são movidos de uma área para outra, permitindo a recuperação do solo e evitando a superexploração de determinadas áreas.
As inscrições para o evento podem ser feitas CLICANDO AQUI. A inscrição inclui acesso às palestras, exposições, ao dia de campo, material do evento e refeições. Para estudantes, há desconto de 50%, mediante à anexação de comprovante. As inscrições são divididas em três lotes, sendo o primeiro oferecido com valor promocional até o dia de hoje. O encontro é organizado pela Epagri, Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Secretaria de Agricultura e Pesca de Chapecó e Prefeitura Municipal em parceria com a Fazenda Banhado Verde.