CAMPING -  Dicas para escolher a barraca ideal

AgriculturaAgricultura FamiliarAlimentação e SaúdeCapacitaçãoCiência e TecnologiaNotícias

Embrapa lança publicação sobre Fruticutura Tropical

Cajus no pé

As informações apresentadas e discutidas na Capacitação em Fruticultura Tropical, evento on-line e gratuito realizado pela Embrapa Cerrados (DF) e parceiros que contou com 22 palestras técnicas de pesquisadores da Embrapa e da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação do Cacau (Umipi Cacau), agora estão disponíveis no livro “Fruticultura tropical: capacitação e experiências de sucesso”.

Em cada capítulo, é apresentada uma síntese dos principais resultados e tecnologias geradas para cada uma das frutíferas trabalhadas na capacitação, além de experiências de sucesso do cultivo dessas frutas em regiões tropicais do Brasil. São apresentadas as seguintes fruteiras e temáticas: maracujás, citros, mercado e comercialização, uvas de mesa, uvas para vinhos e sucos, frutas vermelhas, fruteiras temperadas, cultivo orgânico, fruteiras nativas, banana, abacate, goiaba, pitayas, abacaxi, manga, mamão, graviola, pêssego, açaí, cacau, caju, melão e melancia.

Capa do livro "Fruticultura tropical: capacitação e experiências de sucesso" da Embrapa
Capa do livro “Fruticultura tropical:
capacitação e experiências de sucesso”

Realizada entre 2021 e 2022, a Capacitação em Fruticultura Tropical teve como objetivo principal capacitar produtores rurais, técnicos e extensionistas da assistência técnica e extensão rural, professores e estudantes na área de fruticultura tropical. Foram parceiros da Embrapa Cerrados na iniciativa a Emater-DF e a Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF. Também apoiaram a Rota da Fruticultura RIDE/DF, a Emater-GO, a Emater-MG e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A fruticultura tem grande relevância para o Brasil nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. O país é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com produção anual de mais de 50 milhões de toneladas em cerca de 2,4 milhões ha, empregando mais de 5 milhões de pessoas – cerca de 16% dos postos de trabalho no agronegócio nacional. A ciência e a tecnologia têm contribuído para promover a fruticultura tropical em diferentes

regiões brasileiras. As tecnologias desenvolvidas estão relacionadas aos programas de melhoramento genético de frutíferas, com a geração e disponibilização de cultivares geneticamente superiores e a concepção de sistemas de produção mais eficientes, que adotam boas práticas agrícolas relacionadas à produção de material propagativo, o controle fitossanitário baseado no manejo integrado de pragas, além da nutrição equilibrada das plantas e do manejo responsável da irrigação e dos recursos hídricos.

A atividade é uma importante alternativa para a promoção do desenvolvimento regional, da inclusão socioprodutiva e da melhoria da qualidade de vida no campo. Os diversos exemplos de sucesso da fruticultura tropical em todas as regiões do país envolvem ações de pesquisa, desenvolvimento, transferência de tecnologia e inovação para melhorar a eficiência, a produtividade e a competitividade da fruticultura para a produção de frutas de alta qualidade em períodos de entressafra, possibilitando o acesso a mercados nacionais e internacionais.

Mangas no pé

As experiências de sucesso, o potencial de aumento da demanda dos mercados interno e externo, a disponibilidade de tecnologias para produção de diversas frutas em diferentes regiões brasileiras e a força do produtor rural brasileiro comprovam que a fruticultura é, de fato, um importante vetor de desenvolvimento regional e inclusão socioprodutiva, e deve continuar a ser objeto de projetos e políticas públicas que impulsionem o crescimento agrícola sustentável do Brasil.

A publicação pode ser baixada gratuitamente CLICANDO AQUI.

Leia também: