Pela primeira vez, um CBA será realizado de forma descentralizada ocupando diferentes lugares da cidade do Rio de Janeiro. Entre acampamentos, cozinhas, feiras, Barracões de Saberes e ambientes que acolherão as atividades científicas, o evento articula 19 diferentes parceiros em espaços que compartilham o compromisso de garantir a Agroecologia na Boca do Povo!

Já são mais de 3.600 pessoas inscritas e uma grande onda de caravanas e coletivos de todo o Brasil movimenta a força da agroecologia a partir dos territórios. Neste XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, a Associação Brasileira de Agroecologia celebra os 20 anos da primeira edição do Congresso, realizado em 2003, em Porto Alegre (RS). Durante esses anos, o CBA tem se transformado, sobretudo em função da inter-relação com os sujeitos que o constroem e, fundamentalmente, a partir da necessidade de respostas coletivas aos desafios sociais, políticos e ambientais que tecem o período histórico de execução de cada uma das edições.

Como resultado dessa trajetória articulada pela ABA-Agroecologia, o último CBA, realizado em 2019, na região metropolitana de Aracaju (SE), na cidade de São Cristóvão, tornou-se referência no que diz respeito ao seu caráter científico, popular, representativo e diverso. O evento, que teve como lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”, foi realizado na universidade pública, garantindo acesso livre a toda a comunidade acadêmica e demais visitantes, acolhendo um total de 4.056 pessoas inscritas, provenientes de 10 países e dos 27 estados brasileiros. Foram, ao todo, 2.100 trabalhos aprovados e divididos em 16 eixos temáticos; deste total, 1.900 foram apresentados em 73 rodas de conversas/debates.

Chamada para o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia

Ao longo de suas edições o CBA vem se consolidando como um espaço de referência sobre agroecologia no Brasil e na América Latina. Tanto por sua dimensão e abrangência multiterritoriais, quanto por sua proposta metodológica inovadora, pautada por epistemologias críticas que reconhecem diferentes saberes sejam eles acadêmicos ou populares, O CBA se insere em um processo voltado à construção de novos paradigmas teórico-metodológicos, na defesa da ciência crítica, das instituições públicas de ensino, pesquisa e extensão e no fortalecimento dos movimentos sociais.

O XII CBA será realizado entre os dias 20 e 23 de novembro de 2023, na cidade do Rio de Janeiro e tem como um de seus corações a Fundição Progresso. A expectativa é de 5.000 participantes inscritas/os, entre pesquisadoras/es, docentes, estudantes, técnicas/os e extensionistas, agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais e ativistas dos movimentos sociais. Além disso, por meio das atividades realizadas em espaços públicos da cidade, espera-se, com o evento, mobilizar a participação de um público composto por milhares de pessoas residentes na cidade do Rio de Janeiro.

XII Congresso Brasileiro de Agroecologia

Na cidade do Rio de Janeiro o território simbólico da agroecologia ganha vida. Com o ponto de partida a Fundição Progresso e capilarizada, posteriormente, para os Arcos da Lapa, Circo Voador, Praça do Passeio e região pequena África da Gamboa. Outros pontos importantes de atividades serão a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), a Cinelândia, o Armazém do Campo sob coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o espaço da Ação da Cidadania.

O tema do congresso se traduz em colocar em evidência não somente a capacidade de produção de alimentos saudáveis e diversos pelas muitas agriculturas, tecidas por agricultores e tantos povos e comunidades no campo, nas cidades, nas águas e nas florestas, mas a necessidade de garantia de acesso a esses alimentos pelos diferentes setores da sociedade, especialmente os mais vulneráveis. Ao mesmo tempo, suscita a popularização da agroecologia como imanente às transformações sociais e ecológicas. A ciência comprometida com uma sociedade justa é aquela que se coloca disposta a construir coletivamente, que encontra sua tessitura epistêmica a partir da possibilidade de aprender e ensinar entre múltiplos saberes, que não se dobra às corporações ou ao ambiente antidemocrático. Na boca do povo, ciência e agroecologia são ressignificadas e encontram lugar seguro na construção de novos horizontes sociais, políticos e ecológicos.

A Fundição Progresso

“Coração do XII CBA” e “a casa de todas as tribos e ritmos”: em 1982, um grupo de vanguarda na cultura carioca, que já vinha revolucionando a cidade desde os anos 1970, com a criação da companhia teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone e, mais tarde, o Circo Voador, decidiu lutar contra a demolição de uma desativada fábrica de fogões e cofres na Lapa, imóvel de grande valor histórico.

Fundição Progresso com Arcos da Lapa ao fundo
Fundição Progresso com Arcos da Lapa ao fundo

A resistência deu certo, a antiga fundição foi preservada e ao longo dos últimos 20 anos se tornou o maior centro cultural independente do Rio de Janeiro. Atualmente, abriga iniciativas e grupos culturais, entre eles Orquestra Petrobras Sinfônica, Intrépida Trupe, Teatro de Anônimo, Armazém Companhia de Teatro e Rio Maracatu. Com uma grande, variada e acessíveis atrações, o espaço também oferece um leque amplo de cursos e oficinas, que vão do artesanato à realidade virtual.

Espaços

Buscando acomodar da melhor forma possível as pessoas inscritas no congresso e prezando pela segurança e cuidado na operação das atividades em tantos espaços diferentes é imprescindível comunicar nosso sistema de acesso.

INCLUSÃO e DIVERSIDADE: Diferente de grande parte dos congressos científicos que não possuem essa flexibilidade, foram reservadas 1.000 vagas de isenção de inscrição. A distribuição de vagas foi construída em diálogo com os movimentos sociais, os povos indígenas, as comunidades tradicionais e as juventudes, sendo dividida em quatro categorias.

Além desse grupo, recebem isenção do CBA todas as pessoas convidadas para as conferências e para os Barracões de saberes, as diferentes comissões de trabalho (feiras, cozinhas, Ciranda Infantil e todas as demais frentes), as pessoas voluntárias inseridas nas comissões e a imprensa. Essas inscrições JÁ SE ENCERRARAM e no total somos cerca de 1.000 pessoas nessa situação.

Como será o acesso aos territórios do 12º CBA

Veja informações sobre credenciamento, ingressos e quais espaços do CBA terão acesso livre

A Praça do Passeio, onde acontecem feiras, Barracões e o Festival de Arte Cultura da Agroecologia (FACA), o Cinema Odeon, durante a programação do Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco), e a Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI/UERJ), onde acontecem a Tenda da Saúde e da Cura e a Cozinha das Tradições, terão acesso completamente livre.

Todos os outros espaços, incluindo a Fundição Progresso, o Circo Voador, o Cine Odeon (durante as conferências), o prédio dos Tapiris de Saberes na Associação Cristã de Moços (ACM), terão acesso restrito para as pessoas inscritas no CBA.

Credenciamento Geral: O credenciamento será realizado no estacionamento da Fundição Progresso de 19 a 23 de novembro durante o período de 9h às 18h diariamente.

Ingressos de acesso diário ao CBA: durante os quatro dias do evento, serão disponibilizados gratuitamente no espaço do credenciamento, localizado na Fundição Progresso, 300 ingressos para o público em geral a todos os espaços do CBA. Os ingressos serão entregues por ordem de chegada e apenas 1 por pessoa.

Chamada para a Feira Nacional Saberes e Sabores da Agroecologia e Economia Solidária

Praça do Passeio: todas as atividades da Praça do Passeio terão acesso livre e gratuito. Na praça acontecerão feiras, comedorias, oficinas, rodas de conversa, diferentes Barracões de Saberes, shows e outras iniciativas. Fique de olho no site do CBA e nas redes sociais da ABA, que sempre estarão divulgando e atualizando detalhes sobre a programação da praça.

Feira no Passeio Público trará agriculturas/es e comunidades tradicionais do Brasil para o centro do Rio. CLIQUE AQUI para saber mais.

Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FicaEco): também com acesso gratuito, a programação do festival será livre com acesso limitado ao número de acomodações do Cinema Odeon. Muitas escolas estão se cadastrando para participarem das exibições e das rodas de conversa. Quer levar as suas turmas para participar do FicaEco? Faça o seu cadastro CLICANDO AQUI.

Inscreva-se no 12º CBA

Inscrições: Buscando acomodar todas as pessoas que precisavam de confirmação de hospedagem, acampamento e transporte para chegarem até o CBA, foi estendido o prazo de inscrição até o dia 15 de novembro sem alteração no valor para nenhuma das categorias. É importante reforçar que esses são os mesmos valores praticados em 2019, há quatro anos em Sergipe.

Lote 1: 15/11
Lote 2: 18/11
Lote 3: No evento

Durante o CBA: Serão aceitas novas inscrições durante o evento aplicados os valores vigentes de taxa de inscrição e utilizando o mesmo sistema por meio do site. Não haverá balcão de inscrição com pagamento em espécie, cartões ou PIX.

Colaboração: Viabilizar materialmente a realização do CBA não é tarefa simples. Por princípio e coerência política, recusa-se apoios de empresas beneficiárias do modelo agroalimentar combatido. Recusa-se o loteamento dos espaços em troca de marketing empresarial de qualquer ordem. Infelizmente, essa é uma prática corrente no financiamento de muitos congressos científicos. É contra essa prática e contra essa ciência domesticada por interesses do capital que os organizadores se reúnem na Associação Brasileira de Agroecologia.

Banner do 12º CBA

A comissão organizadora do 12º CBA vem realizando um esforço de captação de recursos junto a diferentes entes governamentais, organizações parceiras e parlamentares comprometidos com a agroecologia.

Outra parte fundamental da captação vem das inscrições no congresso. Tem-se as inscrições como uma estratégia de financiamento colaborativo para viabilizar um projeto coletivo e não como o pagamento de um benefício individual. É com esse entendimento que serão viabilizadas as estruturas para um congresso popular, em interação permanente com a população da cidade do Rio de Janeiro. Por isso, CLIQUE AQUI para se inscrever no 12º CBA e garantir o financiamento coletivo do evento. Para maiores informações CLIQUE AQUI.

Leia também: