Ícone do site AGRONEGÓCIO

11 passos para montar uma fazenda de gado leiteiro

Vaca holandesa no pasto com um litro de leite em primeiro plano

Você sabia que uma dieta produzida em misturador de ração pode aumentar em mais de 12% a produção de leite? E que, mais do que isso, reduz o stress e melhora a qualidade de vida dos animais?

Montar uma fazenda de gado leiteiro é um projeto complexo. Método de produção, estrutura e logística impactam muito no resultado final do produto e da rentabilidade. Destacamos alguns pontos importantíssimos para a elaboração de o projeto de uma fazenda de gado leiteiro. Vamos a eles:

Local. A escolha do local vai influenciar em várias etapas da cadeia de produção, como: logística, produção e saúde animal. Se estabelecer em áreas estritamente rurais contribui para evitar stress ao animal e garantir o espaço adequado para a criação. O tamanho da área dependerá dos recursos disponíveis para o investimento e o volume de produção pretendida pelo investidor. Nesse sentido é importante planejar uma área maior para possíveis ampliações no futuro. As regiões do país mais indicadas são Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Fique atento para estar próximo a vias de escoamento. A proximidade com rios e água adequada para consumo dos animais é outro fator que deve ser considerado. E, claro: possuir área de pastagem de boa qualidade, com cercamento adequado!

Planejamento. Estamos falando de um processo com várias etapas e demandas complexas. Sem um planejamento você pode comprometer investimentos importantes. Identifique todas as necessidades de infraestrutura, financeiras e de mão de obra. Lembre-se de capacitação dessa mão de obra. Estabeleça um planejamento mensal para acompanhar a idade, produção, saúde e características de cada animal. Um maior controle no gerenciamento aumenta a padronização da sua produção.

Infraestrutura. Esteja atento ao tamanho do estábulo e curral, que devem respeitar, mais ou menos, 2,5 m² por cabeça. Além de possuírem cochos e bebedouros higienizados. Outro detalhe importante é prever uma farmácia veterinária integrada a essa estrutura de manejo. Se o gado for criado solto, cochos e bebedouros precisam estar presentes também no pasto. Desta forma é mais fácil e rápido alimentar, hidratar e medicar o gado. Além de planejar os piquetes de pastagem, inclua uma área para capineira.

Transporte. Formas de transporte, tanto do produto, quanto dos insumos, devem ser analisadas e adequadas à realidade do negócio. Buscar parcerias locais com prestadores de serviços ou até mesmo com outros produtores pode trazer grandes economias!

Armazenamento. É importante prever estrutura de armazenamento de insumos (medicamentos, sal mineral, rações, feno, etc.) e equipamentos utilizados no manejo da criação. Pode ser um galpão rústico ou celeiro. Essa estrutura deve ser coberta e, de preferência, fechada lateralmente para prevenção contra a ocorrência de chuvas e ventos.

Comercialização. A negociação dos produtos da fazenda deve ter cuidado especial. Conhecer o mercado, os concorrentes, as épocas de maior demanda são fundamentais. Descobrir nichos de mercado e atender as demandas destes mercados mais exigentes pode trazer um maior valor para o seu produto.

Higiene. Todas as ferramentas utilizadas, sejam elas mais rústicas ou automatizadas têm que estar higienizadas! Assim como os colaboradores, as estruturas de ordenha, de alimentação e de fornecimento água. A desatenção em relação a isso pode prejudicar a sua produção, além de contaminar o leite, prejudicar a confiança do consumidor e, claro, risco de punições legais.

Trato com os animais. Preste muita atenção nos aspectos legais e que se relacionam diretamente com as questões sociais e ambientais. Equilibre a preocupação financeira (garantir lucro) com a saúde da sua criação, com a comunidade e com a sustentabilidade ambiental.

A escolha da raça. Um dos passos mais importantes de todo o processo de planejamento de uma fazenda leiteira é a escolha da raça bovina. As raças leiteiras mais utilizadas no país são: holandesa, jersey, girolando e pardo suíço. Se tiver dificuldade em definir a raça, é importante a orientação técnica adequada para esse tópico. Você deve analisar as condições financeiras, a disponibilidade de animais, o valor de mercado dos exemplares da raça, as condições ecológicas de onde se encontra a propriedade e a capacidade de adaptação da raça a essas condições. Muito importante a aquisição dos animais de criadores idôneos, assim você terá a garantia de estar adquirindo animais sadios e de qualidade produtiva e reprodutiva.

Alimentação. Respeite a demanda por alimento de acordo com o número de crias e idade dos animais.

Acompanhamento. Fique atento às consultas veterinárias, vacinas e acompanhamento em relação ao crescimento e produção de leite. Importante a programação de uma consultoria técnica veterinária para acompanhamento da criação. Mantenha os dados atualizados, analise-os e confira metas e procedimentos.

A má gestão pode ocasionar prejuízos de alto impacto para a saúde financeira do seu negócio. Mesmo que seja uma empresa pequena, ou familiar, você precisa se preocupar em implantar ferramentas de controle que auxiliem em toda a cadeia. Você já deve ter ouvido falar que dados são o novo petróleo!

Leia também:

Sair da versão mobile