CAMPING -  Dicas para escolher a barraca ideal

Chamada para A Macfrut 2025

A Macfrut 2025, uma das principais feiras mundiais do setor de frutas e hortaliças, acontece entre os dias 6 e 8 de maio, no Rimini Expo Centre, Via Emilia 155, Rimini, Itália. Em sua 42ª edição, o evento destaca a importância da alimentação saudável, impulsiona o networking global e promove inovações no setor. Com um aumento de 6% na área de exposição, a feira reunirá mais de 1.400 expositores e receberá 1.500 compradores internacionais. O foco do internacional do evento este ano é o Egito como protagonista internacional, a região italiana do Lácio como parceira, o simpósio global sobre biotecnologias e a batata como produto emblemático. O Egito será o país parceiro, marcando presença com 40 empresas, além da participação de delegações da África, América Latina e Europa.

A Macfrut está se confirmando cada vez mais como uma feira comercial única no setor: uma vitrine para frutas e vegetais italianos no cenário global, um momento de encontro para a indústria e um elemento-chave para o crescimento profissional por meio do conhecimento e do networking. Cada vez mais empresas italianas concorda]em com a necessidade de uma grande vitrine internacional para promover a excelência da produção nos mercados mundiais.

Rimini Expo Centre, Rimini, Itália, local da Macfrut 2025
Rimini Expo Centre, Rimini, Itália, local da Macfrut 2025
Rimini Expo Centre, com destaque para os pavilhões que abrigarão o evento
Rimini Expo Centre, com destaque para os pavilhões que abrigarão o evento

O evento caracteriza-se por ser único por unir três elementos fundamentais para o crescimento do setor:

  • Business: um evento pensado especificamente para operadores profissionais do setor;
  • Networking: serviço business to business exclusivo e gratuito para expositores e compradores criado através de plataforma específica;
  • Conhecimento: por oferecer informação “certificada” por um grupo de especialistas de renome internacional que garantem a qualidade dos temas e abordam as últimas novidades do setor.

País estratégico na zona mediterrânica, o Egito há muito que elege a Macfrut como mostra de referência mundial para o crescimento do seu sistema frutícola e vegetal. Durante os três dias de feira, este país será protagonista com eventos, degustações, encontros e apresentações internacionais com a presença de importantes representantes de instituições e empresas. Com esta colaboração internacional, a Macfrut continua a sua aposta nos países do Médio Oriente, mercados cada vez mais importantes para este setor.

A região parceira de Lácio é conhecida pelos seus produtos de qualidade certificada. A alcachofra Lazio Romanesca IGP, a castanha Vallerano DOP, a batata Upper Lazio DOP, a avelã romana DOP, o aipo branco Sperlonga e o kiwi latino IGP, dentre outros famosos produtos, serão os protagonistas do evento expostos e detalhados a um público internacional através de um rico programa de iniciativas.

O kiwi latino IGP da região de Lácio com seus derivados
O kiwi latino IGP da região de Lácio com seus derivados
Chamada para a Macfrut 2025

Batata é a atração como produto principal. Entre os produtos mais cultivados no mundo, com uma área global de cultivo de cerca de 18 milhões de hectares, a batata será o produto emblemático da edição de 2025. A feira acolherá o Simpósio Internacional da Batata, que decorrerá ao longo de dois dias. com debates para aprofundar questões técnicas, agronômicas e de mercado, junto com operadores internacionais, participantes de todo o mundo e os melhores pesquisadores do setor.

Trata-se uma feira líder para profissionais que operam no setor nacional e internacional de frutas e legumes. As grandes instalações da exposição, o crescente número de empresas italianas e estrangeiras participantes, as áreas dinâmicas e uma ampla gama de iniciativas destinadas a promover a inovação e a internacionalização são as características que a tornam um evento chave para profissionais e compradores. O evento é uma exposição vertical que representa toda a cadeia de suprimentos, com 9 setores envolvidos: Produção e Comércio, Máquinas e Plantas, Embalagens, Máquinas Agrícolas, Estufas e Sistemas de Irrigação, Especiarias e Ervas, Berçário e Sementes, Bioestimulantes, Logística e Serviços.

Entre as novidades, a Macfrut estreia o Healthy Food Show (Show de comida saudável), uma arena interativa que destacará a relação entre alimentação e saúde, com a participação de especialistas e personalidades. Uma área exclusivamente dedicada a produtos processados e tecnologias de processamento para a produção de alimentos à base de plantas com alto valor nutricional com muito conteúdo e novidades. Produtos frescos e prontos para consumo, lanches de frutas e alimentos funcionais fermentados, sucos frescos e lanches feitos de resíduos vegetais e subprodutos. E estes são apenas alguns dos produtos que estarão em exibição no The Healthy Food Show, onde aspectos médicos, nutricionais e tecnológicos, pesquisa especializada e alta culinária se unirão, combinando rigor científico com histórias espetaculares em uma arena real. Os produtos serão apresentados em três áreas: divulgação científica, culinária e novas tendências e seção de eventos e animação.

Show de comida saudável

A programação inclui simpósios internacionais sobre biotecnologia aplicada à horticultura, batata e plantas aromáticas do Mediterrâneo. O evento também contará com exposições temáticas sobre tomates, viveiros de plantas, biosoluções, agrissolar e economia de água. Outro destaque é a plataforma de networking, que permitirá aos expositores agendarem reuniões com compradores de diversos mercados, incluindo o Brasil, que se tornou um dos focos estratégicos da feira.

A feira sempre se caracterizou como uma feira que apresenta seus conteúdos em pavilhões temáticos (áreas temáticas), coordenados por uma equipe de especialistas que se concentram nos temas da horticultura moderna. Embora sempre tenham apostado na inovação de produtos e processos, este ano serão “valorizados” através de uma exposição que envolverá diretamente o visitante. A grande novidade desta edição será a “espetacularização” das apresentações e a criação de passeios sensoriais dentro da feira onde será possível degustar os produtos. O melhor da produção hortofrutícola será o centro das atenções e será apresentado em todo o seu esplendor.

A Macfrut acolherá pela primeira vez o Simpósio Mundial de Biotecnologia, promovido pela Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS), instituição que promove a investigação em todos os campos da ciência hortícola. O evento é uma oportunidade de encontro entre a pesquisa em biotecnologia vegetal e a cadeia produtiva. O objetivo deste evento de três dias é apresentar os desenvolvimentos técnicos e científicos em tecnologias aplicadas ao cultivo in vitro de plantas, à propagação e à criação de novas variedades resistentes e de alta qualidade.

Público em uma das áreas de exposições
Público em uma das áreas de exposições

Outro destaque do evento é o Evento Internacional de Biosolutions (BIE), uma exposição dedicada aos produtos naturais para a proteção, nutrição e bioestimulação das plantas. Além disso, a partir da edição de 2025, também será dedicado às tecnologias para a sustentabilidade (como drones, DSS e IA). Essa exposição temática tornou-se o evento mais importante do sul da europa neste sector. A razão está no tratamento 360 graus do tema: uma parte expositiva (com cerca de 70 empresas na última edição); uma conferência internacional (este ano dedicada ao pessegueiro); o Prêmio Inovação em Biossoluções; mesas técnicas para expositores e patrocinadores; e reuniões com compradores estrangeiros de biossoluções para todos os expositores.

E não para por aí. A Área Viveiro de Plantas é a exposição dedicada à inovação no setor dos viveiros, um ponto de encontro e comparação entre viveiristas, criadores, produtores, técnicos e investigadores. A horticultura moderna e a inovação varietal passam por este setor. A exposição apresentará temas atuais através de conferências, seminários técnicos e workshops com os principais especialistas do mundo, em colaboração com a SOI e o CIVI Itália. Entre as novidades, destaca-se o simpósio internacional dedicado às novas variedades na fruticultura e na citricultura.

A Spices&Herbs Global Expo (Exposição Global de Especiarias e Ervas) tornou-se o evento de referência para empresas do mercado de plantas de escritório, aromáticas, medicinais e seus derivados. É um ponto de encontro dos operadores do setor e oferece uma ampla área de exposição, reuniões com compradores internacionais, conferências, workshops técnicos e laboratórios. Este ano, a ênfase será colocada nas relações entre produtores e utilizadores do setor como garantia de transparência e qualidade dos produtos vegetais e suplementos alimentares. A exposição será apresentada em uma série de eventos introdutórios em diversas áreas de produção na Itália e na europa.

Sistema de cultivo protegido em uma das áreas de demonstrações de campo
Sistema de cultivo protegido em uma das áreas de demonstrações de campo

Agrisolar Systems&Technologies (Sistemas e Tecnologias Agrisolares), é a exposição agrivoltaica centrada num dos temas mais importantes da agricultura do futuro: a produção de energia solar e agrícola sem perder terras agrícolas para maximizar a produção de eletricidade a partir de fontes solares. A exposição tem como objetivo mostrar as soluções técnicas disponíveis no mercado, com oportunidades de aprofundar os debates científicos e regulatórios do setor.

O Planeta Vermelho é oportunidade para explorar a fundo o setor do tomate: das empresas de sementes aos viveiros, dos produtores aos modernos gestores de distribuição. O evento investiga os desejos dos compradores finais com atividades experienciais ao vivo sobre como traduzir as demandas dos consumidores em projetos para o setor.

A revolução da água está presente na exposição Acqua Campus, dedicada a importantes temas relacionados ao setor de irrigação do terceiro milênio: eficiência na irrigação e no uso de energia levando em conta as mudanças climáticas, o uso de água não convencional para complementar a disponibilidade de água e o uso de inteligência artificial aplicada ao setor de irrigação. Um espaço na feira será reservado para tecnologias de campo aberto para irrigação aplicadas ao sistema hortícola. A Macfrut Field Solutions oferecerá uma zona dupla dinâmica com campos de teste dedicados às tecnologias de frutas e vegetais. Além da parte expositiva e demonstrações de campo, estão previstas visitas técnicas em campo orientadas por especialistas.

Banner da Macfrut 2025

Para mais informações: Elena Vincenzi e Doralinda D’Auria/Assessoria de Imprensa Internacional Macfrut c/o frutaecom srl – Tel: +39 340 5588 732; +39 337 1212782; [email protected]; [email protected]

Faça download do folder da exposição CLICANDO AQUI.

Leia também: