Expointer mostra o melhor da pecuária nacional

Ótimos animais, com excelente qualidade genética, são os grandes campeões da feira

Segundo os organizadores, os julgamentos estão transcorrendo dentro do esperado. Os visitantes estão tendo a oportunidade de vislumbrar ótimos animais, com excelente qualidade genética, grandes campeões que estão surgindo, inclusive de outros estados, como é o caso de Santa Catarina. É um momento importante de troca e de qualificação para expositores, técnicos de associações e criadores.

Touro Grande Campeão da raça Murray Grey, Mister James Bond 007
Touro Grande Campeão da raça Murray Grey, Mister James Bond 007

O touro Mister James Bond 007 levou o título de Grande Campeão da raça Murray Grey, que participa pela primeira vez da Expointer. O reprodutor, de 1180 Kg, nascido no Uruguai e importado para o Brasil, pertence à Cabanha Guarita, de Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, de Palmeira das Missões. A fêmea Grande Campeã é Silver 014, tatuagem 25, 720 Kg e também pertence ao criatório de Palmeira das Missões, que foi pioneiro da raça no Brasil, em 2013.

O Grande Campeão da raça Ultrablack, o touro 4 Linhas 23
O Grande Campeão da raça Ultrablack, o touro 4 Linhas 23
A Grande Campeã da raça Ultrablack, a matriz 4 Linhas 04 Palestra
A Grande Campeã da raça Ultrablack, a matriz 4 Linhas 04 Palestra

Outra raça que faz estreia na Expointer no julgamento dos animais de argola é o Ultrablack. A Fazenda Quatro Linhas, de Guaíba, levou para casa os grandes títulos da exposição. A propriedade, comandada por Luiz Antonio Venker Menezes, conquistou o grande campeonato nos machos com o reprodutor 4 Linhas 23 e os títulos de grande campeã com a matriz 4 Linhas 04 Palestra e de reservada de grande campeã com o animal 4 Linhas Dama 33.

Grande Campeã e sua cria terneira de 6 meses da raça Charolês, a matriz JB Odile Foto: Alina Souza
Grande Campeã e sua cria terneira de 6 meses da raça Charolês, a matriz JB Odile
Foto: Alina Souza

O Charolês, que aumentou 24,19% sua participação em relação a 2019, com 77 animais já tem os seus campeões também. O touro Pelican é o grande campeão e a vaca JB Odile, é a grande campeã, ambos da Cabanha Charolês Figueira, do proprietário André Corrêa Berta de Arambaré.

Grande Campeão Braford, o touro TEH0412 - Foto: Grafaels 85 Fotografia
Grande Campeão Braford, o touro TEH0412 – Foto: Grafaels 85 Fotografia

A raça Braford participa da Expointer com um animal a menos do que o Charolês, 76 exemplares. O prêmio de Grande Campeão Braford foi o exemplar TEH0412, da Cabanha Vacacaí, de São Gabriel, que é tricampeã da Expointer na raça Braford, para felicidade de Raul Southal, proprietário da cabanha. A Grande Campeã foi para Carcavio 38, TE56, da Estância Carcavio de Livramento.

Grande Campeão da raça Angus, o touro Floripana 398 Bismarck
Grande Campeão da raça Angus, o touro Floripana 398 Bismarck

Com a reabertura do trânsito de animais com o Rio Grande do Sul, Santa Catarina voltou à Expointer e arrematou os grandes campeonatos da raça Angus. A Cabanha Floripana, do criador Oreste Melo Júnior de Urupema (SC), fez dobrinha, levando para casa os títulos de grande campeão com o touro sênior Floripana 398 Bismarck e de grande campeã com a vaquilhona Floripana Florença TEI409 Bismarck TEI. A cabanha foi a única propriedade de Santa Catarina com animais Angus no Parque Assis Brasil.

A vaca FST Audrey Over A4 deu à luz o Terneiro Capitão Vet, da raça Simental Fleckvieh, tornando-se o primeiro bezerro nascido na Expointer deste ano – Foto: Alina Souza
A vaca FST Audrey Over A4 deu à luz o Terneiro Capitão Vet, da raça Simental Fleckvieh, tornando-se o primeiro bezerro nascido na Expointer deste ano – Foto: Alina Souza

Na raça Simental-Fleckvieh, com 70 animais, a maior participação entre os bovinos mistos, os prêmios de grande campeão e campeã e os reservados, foram para a Fazenda Santa Terezinha, de Jaquirana. E a grande surpresa da feira: o nascimento do primeiro terneiro da Expointer, Capitão Vet, da raça Simental-Fleckvieh. O nome é uma homenagem da Fazenda Terezinha, de Jaquirana, a todos os médicos veterinários. A mãe é a FST Audrey Over A4, de 30 meses, Campeã Vaca Jovem da Exposição. A Fazenda Santa Terezinha conquistou os grandes prêmios da raça, de grande campeão e reservado e de grande campeã e reservada também.

A Grande Campeã da raça holandesa, a vaca Klaas Janie 1978
A Grande Campeã da raça holandesa, a vaca Klaas Janie 1978.

Entre os bovinos de leite, a raça holandesa é a que tem maior número de animais na feira, com 140 animais inscritos. O vencedor do concurso Leiteiro da raça holandesa, organizado pela Associação de Criadores de Gado Holandês (Gadolando) neste ano, foi o produtor de leite Evandro Cichelero de Carlos Barbosa que conquistou dois prêmios. Na categoria Jovem, com a vaca Granja Cichelero 546 Finder, com uma produção de 69,66 litros de leite; e na Adulta, com a vaca Carlos Barbosa Cichelero 383 Jose, que alcançou a marca de 83,68 litros de leite. Mas a Grande Campeã da raça foi a vaca Klaas Janie 1978, do expositor Marcirio Flores Alves, da Fazenda Santo Izidro, de Alegrete (RS). A exemplar venceu ainda em outras duas categorias: Campeã Jovem e 3 Anos Sênior. A vaca é de origem da criação da Agropecuária Salomons, de Castro (PR).

Para ver todos os grandes campeões da 44ª Expointer CLIQUE AQUI.

A Expointer continua sendo a grande vitrine da pecuária nacional!!! Parabéns gauchada!!!

Leia também:

Expointer tem estação meteorológica

Nelore PO no 3º Leilão Virtual Polyana

Reserva Angus fará oferta de 45 touros