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Empreendedorismo no agro (3)

Jovens empreeendedores rurais em campo
Dando continuidade ao assunto Empreendedorismo no Agro, vamos falar um pouco sobre os principais erros ao começar um negócio próprio
 
Para você que não tem experiência em empreendedorismo, cometer alguns erros no início da formação do seu negócio é inevitável. Então, fique atento a estes erros mais comuns praticados por quem inicia um novo negócio próprio:

Não planejar seu Agronegócio antes de começar: o brasileiro de maneira geral tem a cultura de “ir fazendo”, até porque planejar é algo um pouco chato, demorado e complicado, e muitos pensam que o tempo em que estão planejando poderiam estar executando alguma atividade-fim da empresa. E esse é um dos grandes motivos pelos quais as empresas acabam “trocando o pneu com o carro em movimento” ou então fazem parte das tristes estatísticas de que a cada dez novas empresas, seis fecham antes de completar cinco anos. 

Não saber dar o preço do seu produto ou serviço: antes de iniciar o negócio, você precisa saber se as pessoas realmente necessitam do seu produto ou serviço, se sim, você também precisa saber o quanto elas estão dispostas a pagar por ele.

Buscar um sócio pensando apenas no dinheiro: se você pensa em arrumar um sócio para poder dividir um provável prejuízo no futuro, então você nem deve começar o seu negócio. Vale ressaltar que em uma sociedade, você nunca irá desfrutar de 100% do lucro da empresa.

Iniciar o empreendimento sem reserva financeira: se você tem a intenção de obter grandes lucros assim que abrir a sua empresa, sinto em lhe informar que, uma empresa leva, no mínimo, 2 ou 3 anos para se estabilizar e começar a gerar um lucro significativo.

Pouca capacitação/conhecimento do seu ramo: você é o chefe, é com você que os funcionários irão tirar as dúvidas sobre como agir na sua empresa. Você deve ter total domínio sobre tudo o que acontece no seu negócio.

Esperar que os clientes venham até você: é necessário que você invista em diferentes abordagens de marketing, porém, em abordagens que irão chegar até o seu público-alvo. Além disso, você deve estabelecer um relacionamento com seus clientes, para que eles tenham preferência pelo atendimento da sua empresa. 

Não prestar atenção no caixa da empresa: é importante que você esteja atento ao fluxo de caixa diário da empresa (entradas e saídas), tendo o cuidado para que não crie dívidas logo no início do negócio.

Se você executar todas as etapas que foram apresentadas nas matérias anteriores e evitar estes erros, seu negócio terá boas chances de vingar e se tornar uma grande e lucrativa empreitada. Mas não deixe de pesquisar, de estudar e de se atualizar em seu mercado, afinal o sucesso da sua empresa depende fundamentalmente de você.

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