Em Guaíba, Mancha Crioula reúne alta genética

O tradicional Remate Mancha Crioula organizado pela Trajano Silva Remates, volta a reunir genética selecionada em Guaíba, RS, com atividades começando hoje (05) até 7 de fevereiro de 2026, destacando cavalos da raça Crioula com pelagens manchadas tobiana, oveira e bragada. O leilão contará com 24 lotes de animais avaliados positivamente em morfologia e função e será realizado no dia 6 de fevereiro, às 20:00, no Sindicato Rural de Guaíba, à R. Santa Maria, 2400, Columbia City.

O Mancha Crioula durante três dias reúne julgamentos técnicos, exposições e atividades culturais, com foco na valorização de animais de pelagens Tobiana, Oveira e Bragada, reforçando a tradição, a funcionalidade e a seleção genética da raça Crioula no Brasil. Nesse período, haverá programação diversificada e o público poderá acompanhar exposição dos animais, julgamentos morfológicos e funcionais, atividades culturais, eventos paralelos e ações de integração entre criadores e famílias.

A edição de 2026 contabiliza mais de 50 animais inscritos para a exposição e a escolha do Sindicato Rural de Guaíba como sede do evento recebeu melhorias estruturais e visuais. O espaço é aconchegante e voltado também para o convívio das famílias, incentivando a participação de criadores e visitantes.

Marconi Xerife (JA Mate Amargo x Xerifa de Santa Edwiges) é um dos destaques do evento
Marconi Xerife (JA Mate Amargo x Xerifa de
Santa Edwiges) é um dos destaques do evento

Entre os 24 lotes ofertados, um dos destaques é Marconi Xerife, garanhão picaço bragado, finalista de morfologia e descendente direto do Campeão Potranco Maior da Expointer 2015, JA Mate Amargo. O animal é irmão paterno de exemplares consagrados como Xeque Mate da Boa Vista e Mais Um Numerário. Sua mãe, Xerifa de Santa Edwiges, também foi finalista da Morfologia da Expointer e finalista do Freio de Ouro, reforçando o alto padrão genético do lote.

Outro nome de relevância é Marconi Xeque Mate-Te, finalista da morfologia e filho de Xeque Mate da Boa Vista, cavalo que soma duas rosetas na Expointer e contabiliza, até o momento, 117 filhos premiados. Sua mãe foi Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça na Expointer, consolidando-se como ventre de exceção, com sete filhos e 17 netos premiados em morfologia e função.

O Remate Mancha Crioula será realizado de forma presencial, com transmissão ao vivo pelos canais rurais de TV e no YouTube. Hoje, quinta-feira (5), ocorre também o leilão virtual de Coberturas do Mancha Crioula, com transmissão pelas mesmas plataformas.

Banner do Mancha crioula 2026

Leia também: