Ícone do site AGRONEGÓCIO

Cultura da roça é festejada em Petrópolis

Chamada para o Festival Agroserra

A Praça de Secretário, em Petrópolis, RJ, será palco da 11ª edição do Festival AgroSerra – Da Roça ao Prato, entre os dias 18 e 20 de julho. Promovido pelo Instituto Caminho da Roça (ICR), o evento celebra a gastronomia regional, a agricultura familiar, os saberes tradicionais e a sustentabilidade, reunindo produtores locais, chefs, especialistas e visitantes em três dias de intensa programação.

O Festival AgroSerra – da Roça ao Prato nasceu em 2015, na Vila de Secretário, com o objetivo de promover a cultura local, unindo produtores locais em um espaço colaborativo, valorizando a cultura e sabores da região. O Festival, que era novidade para a região, foi um sucesso. O evento é realizado anualmente em Secretário e também no Palácio de Cristal, em Petrópolis, sendo inclusive incluído na agenda oficial do município. Outras cidades também fazem parte da trajetória do Agroserra, com edições especiais: Rio de Janeiro, Niterói, Paty do Alferes e Nova Friburgo. Desde 2019, o festival é organizado pelo Instituto Caminho da Roça (ICR), associação sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal, localizado no centro de Secretário.

Público prestigia o evento
Atividades para todas as idades
Orquestra Caipira Caminho da Roça em ação
Muita música e formas de artes

Um grupo de empreendedores e sitiantes de Secretário e região se reuniu com o desejo de resgatar e valorizar a cultura local. A ideia com o projeto do AgroSerra foi criar um ambiente de cooperação, disseminar informação, promover o empreendedorismo e as práticas sustentáveis. O Festival busca preservar a essência e os valores que sempre existiram na região, mas que poderiam ser perdidos em meio ao crescimento das vilas nos últimos anos. O evento mantém viva a identidade local e fortalece o conhecimento pessoal e cultural dos que lá vivem.

Gastronomia típica com friozinho de serra
As mais variadas guloseimas
Momento agradável de descontração e confraternização imerso na natureza da serra

O festival contará com mais de 50 expositores da região serrana fluminense, incluindo alimentos orgânicos, artesanato, produtos agroecológicos e delícias típicas da roça. A proposta é aproximar o público urbano das origens da comida e valorizar práticas sustentáveis no campo e na mesa. Entre os destaques da programação estão as oficinas de culinária, plantas medicinais, brinquedos recicláveis, degustações e experiências sensoriais, também reservando espaço para o público infantil, com atividades como o AgroChefinho, oficina de culinária para crianças.

A música de raiz também tem vez: a Orquestra de Violas Caipirando, a Banda Veredas, o grupo Tribo de Gonzaga e a Orquestra Caipira Caminho da Roça, formada por jovens do próprio instituto, estão entre as atrações confirmadas. Antes da abertura oficial, o festival promove na sexta-feira, dia 18, das 14:00 às 18:00, o II Encontro de Roças do Brasil, com o tema “Cultura, Clima e Saúde”. O encontro reunirá produtores da serra fluminense, convidados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de especialistas do Sebrae, da Fiocruz e representantes da agricultura familiar. Entre os temas abordados estão o papel da mulher na agricultura, o uso medicinal de plantas, e os desafios e oportunidades do turismo rural.

As inscrições para o Encontro de Roças são gratuitas e podem ser feitas CLICANDO AQUI.

Leia também:

Sair da versão mobile