A iniciativa vem fortalecer políticas públicas, apoiar a formação técnica e fomentar a cultura da sustentabilidade nas cidades brasileiras
A Coletânea Brasileira de Arborização Urbana representa um marco histórico na consolidação do conhecimento técnico e científico sobre arborização no Brasil. Resultado de um esforço coletivo sem precedentes, a obra reúne mais de 600 autores e 80 instituições públicas, privadas e acadêmicas, nacionais e internacionais, sob a coordenação do Programa Cidades Verdes e Resilientes, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Com cinco volumes temáticos, a coletânea é parte do Plano Nacional de Arborização Urbana e oferece diretrizes, estudos de caso e metodologias que orientam o planejamento, o manejo e a gestão da arborização urbana em todo o território nacional. Seu propósito é fortalecer políticas públicas, apoiar a formação técnica e fomentar a cultura da sustentabilidade nas cidades brasileiras, transformando o conhecimento em instrumento de resiliência climática e inclusão social.
A coletânea será apresentada na Green Zone da COP30, área do evento que contará com uma diversidade de atividades: exposições, oficinas, debates, eventos culturais, instalações imersivas, apresentações artísticas e shows — promovendo um ambiente dinâmico, educativo e transformador. A Zona Verde (Green Zone) está localizada no Parque da Cidade, em Belém, espaço em que a sociedade civil, instituições públicas e privadas e líderes globais conectam diálogo, inovação e investimento sustentável, cumprindo papel fundamental ao aproximar a agenda climática da vida das pessoas. Seu foco é tornar o debate acessível e inclusivo, reforçando a implementação de ações climáticas e fortalecendo o chamado da Presidência da COP para um Mutirão Global em prol do clima.
O evento reúne alguns dos protagonistas desse projeto transformador: Maurício Lamano, Alessandro Zabotto, Luciana Schenk, Everton Cristo Almeida e sob a moderação de Maurício Guerra, Diretor de Meio Ambiente Urbano do MMA. A mesa propõe um diálogo aberto sobre os bastidores da elaboração da coletânea, sua importância para os gestores municipais, e os caminhos futuros para a institucionalização das boas práticas de arborização urbana no Brasil e no mundo.
Mais do que uma publicação, a Coletânea Brasileira de Arborização Urbana simboliza um movimento nacional pela valorização da infraestrutura verde, pela integração entre ciência e política pública e pela construção de cidades mais equilibradas, saudáveis e humanas. Adicionalmente, a experiência de intervenções urbanas internacionais será apresentada pela arquiteta Mila Avellar Montezuma que abordará as experiências de intervenções na formação das cidades esponjas baseado na interface do incremento da arborização urbana e a conservação da biodiversidade e o controle hidrológico.
Evento: Coletânea Brasileira de Arborização Urbana: conhecimento técnico e políticas para cidades mais verdes
Data: 14/11
Horário: 17:30 às 19:00
Local: Green Zone, Estande do CAU/BR
Moderação:
- Maurício Guerra, arquiteto e urbanista, Diretor de Meio Ambiente Urbano MMA;
- Alessandro Zabotto, biólogo, Zabotto Ambiental;
- Luciana Schenk, arquiteta e urbanista, professora do IAU/USP e conselheira federal do CAU/BR;
- Maurício Lamano, biólogo, professor da USP e representante da SBAU;
- Everton Cristo Almeida, engenheiro florestal, Professor Adjunto da Universidade Federal do Oeste do Pará e do CREA/PA;
- Mila Montezuma, arquiteta e urbanista, TU Delft, UNESCO-IHE Delft, Rede Clima MCTI, WaterStudio.