CAMPING -  Dicas para escolher a barraca ideal

CursosEventosExposições, Feiras e Festivais

Bahia Farm Show é agente de desenvolvimento no oeste baiano

Chamada para a Bahia Farm Show 2025

Com realização prevista para os dias 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, BA, a edição de 2025 da Bahia Farm Show já provoca movimentações na economia local. Considerada uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país, o evento atrai expositores e visitantes de diversas regiões, o que gera aumento na demanda por hospedagem, transporte, alimentação e serviços de apoio na região. Realizada pela pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o tema da Bahia Farm Show 2025 é “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, norteando os debates e negócios no Matopiba, no oeste da Bahia. O evento é realizado todos os anos no Complexo Bahia Farm Show, localizado na BR 020/242, Km 535.

O evento que chega a 19ª edição, apresentando o que há de mais novo em tecnologias agrícolas já adotadas no mundo e prometendo reunir mais de mil marcas, com foco nas inovações tecnológicas no agronegócio voltadas à eficiência e sustentabilidade no campo. A feira contará com 246 mil m2 de área e reunirá 434 empresas de produtos e serviços. Além das tradicionais revendas de grandes máquinas agrícolas e insumos, a feira terá espaço crescente para startups, principalmente aquelas focadas em inteligência artificial, automação, energia renovável e agricultura de precisão. O grande interesse dos expositores reflete a confiança no agronegócio da Bahia e do Matopiba.

Leilão na Bahia Farm Show, maior feira do norte e nordeste do Brasil, realizada pela Aiba
Leilão na Bahia Farm Show, maior feira do norte e nordeste do Brasil, realizada pela Aiba

Os espaços na área externa já estão praticamente fechados com as revendas que trazem as grandes máquinas e insumos. No pavilhão coberto, novas tecnologias, especialmente as sustentáveis, ganham espaço. A infraestrutura do evento também vem evoluindo a cada edição. Com ruas asfaltadas, auditórios climatizados, pista de test drive, áreas de alimentação, estacionamento para mil vagas e espaço para crianças, a feira busca proporcionar uma experiência completa para expositores e visitantes. Quem visitar a Bahia Farm Show, também poderá conferir as inovações em irrigação eficiente, fontes de energia renovável, grandes máquinas para todas as etapas do campo, do plantio à colheita, além de plataformas remotas de comunicação e sistemas sustentáveis de pulverização e novas sementes e cultivares, cada vez mais adaptadas às condições climáticas e do solo do oeste da Bahia.

Para os organizadores, o produtor rural já percebeu que o futuro chegou e que é preciso continuar aberto à tecnologia para se manter forte e competitivo e a agricultura sustentável já é uma realidade, tendo a Bahia Farm Show papel fundamental para a sua construção. O produtor está cercado pela inteligência artificial, e a gestão eficiente de dados já é uma realidade nos seus negócios. Nesta edição, mais do que nunca, o tema sustentabilidade continuará no centro dos debate. A feira é uma oportunidade muito importante para o desenvolvimento do setor agrícola baiano, uma verdadeira vitrine de inovação e um espaço para geração de negócios e parcerias, movimentando tanto o agronegócio quanto a agricultura familiar. Além de exposições, o evento contará com leilões de gado, demonstrações de produtos e palestras, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento sustentável no campo.

Panorâmica da feira que promete ser a maior da história - Foto: Joá Souza/GOVBA
Panorâmica da feira que promete ser a maior da história – Foto: Joá Souza/GOVBA

A feira também promoverá palestras, workshops e fóruns técnicos, onde especialistas discutirão os desafios e oportunidades do setor, desde a produção até a comercialização. A presença de instituições financeiras, que oferecem condições especiais de financiamento e crédito, eleva a feira ao status de uma das maiores do Brasil, reforçada pela participação de empresas que acreditam no agronegócio como propulsor da economia nacional.

O impacto positivo da feira para a região é incontestável. O setor hoteleiro da região trabalha com ocupação máxima durante o período da feira. A procura começa ainda na edição anterior, quando os participantes já garantem suas reservas para o ano seguinte. Durante o evento, todos os quartos ficam ocupados e são contratados profissionais extras para atender a demanda. O impacto na economia regional também é sentido pelas agências de viagens, cujo deslocamento de expositores e visitantes movimenta tanto o transporte aéreo quanto o rodoviário. Há voos diários para o aeroporto de Barreiras e também utiliza-se ônibus fretados para levar os participantes até a feira.

Bahia Farm Show 2025

Na área da alimentação, restaurantes locais e serviços de buffet também se organizam para o aumento de público e para isso, o planejamento é essencial. A operação dentro do evento exige reforço de equipe e estrutura para atender um público numeroso e exigente. A organização da feira estima que a movimentação econômica ocorra antes, durante e após o evento, impactando diferentes setores. A feira representa um período de aumento no volume de negócios para empresas locais, além da geração de empregos temporários, ativando várias cadeias produtivas e trazendo reflexos importantes para a economia da cidade e região. Trata-se da maior oportunidade do ano para que empresas ampliem seus negócios, fortaleçam parcerias comerciais e contribuam diretamente para o crescimento econômico local, representando uma ponte entre o campo e a cidade, promovendo inovação e desenvolvimento sustentável.

Troca de nome

Durante a apresentação oficial da Bahia Farm Show 2025 n final de março passado, o secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Oliveira Torres, anunciou uma mudança significativa para o evento. A partir de 2026, a tradicional feira agrícola passará a se chamar Brasil Farm Show. O anúncio pegou o setor de surpresa. Em uma publicação nas redes sociais, o secretário afirmou que a edição de 2025 promete ser a maior da história e ressaltou a importância da mudança de nome no ano seguinte.

Secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Oliveira Torres durante o lançamento da Bahia Farm Show 2025 anunciando a mudança do nome da feira a partir do ano que vem - Foto: Thuane Maria/GOVBA
Secretário de Agricultura da Bahia, Wallison Oliveira Torres durante o lançamento da Bahia Farm Show
2025
anunciando a mudança do nome da feira a partir do ano que vem – Foto: Thuane Maria/GOVBA

“Essa transição representa um marco para o agro brasileiro. Em 2026, a feira adotará o nome Brasil Farm Show, consolidando sua relevância no cenário nacional e internacional. A Bahia continuará sendo peça-chave desse avanço, demonstrando sua força e inovação no setor agropecuário. Juntos, construiremos mais um capítulo de sucesso para o agro baiano e brasileiro”, o secretário. No evento de apresentação, o secretário destacou que a nova identidade da feira servirá como vitrine para o que é produzido na Bahia e no Matopiba, região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O crescimento expressivo da feira ao longo dos anos reforça essa mudança, e a expectativa para a 19ª edição é de um evento ainda mais grandioso.

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), entidade responsável pela organização do evento, se manifestou dias depois numa entrevista através de seu presidente Moisés Schmidt. “Olha, nada oficial ainda. Uma feira do tamanho da Bahia Farm Show, é normal que isso aconteça e não só esse tema, mas outros temas que aparecem também”, disse Schmidt que também ressaltou que o novo nome foi colocado em discussão por conta da relevância e crescimento que a feira obteve nos últimos anos. “Esse foi um tema muito colocado por nós, dentro do conselho da Bahia Farm Show e dos diretores, pela conotação que a feira está se colocando. A feira não é mais uma feira regional, a feira é uma feira internacional, já reconhecida em toda parte do mundo. Nós temos aqui japoneses, nós temos aqui russos, chineses, europeus, americanos nos prestigiando e nos visitando. Então, é cogitar como que nós podemos atender da melhor forma possível, mas, como eu disse, isso não é oficial”, ressaltou Moisés Schmidt. Para ele, mais detalhes devem ser esclarecidos.

Moisés Schmidt, presidente da Aiba durante entrevista aos jornalistas - Foto: Vinicius Ramos/Canal Rural Bahia
Moisés Schmidt, presidente da Aiba durante entrevista aos jornalistas
Foto: Vinicius Ramos/Canal Rural Bahia

Em 2024, o evento contou com um público expressivo de mais de 111 mil visitantes e gerou R$ 10,9 bilhões em negócios e comercialização. A expectativa é de que a edição deste ano mantenha o crescimento registrado nos anos anteriores, tanto em número de participantes quanto em volume de negócios.

Os produtores da região aguardam ansiosos pelo evento, que é um momento de reencontro e de comemoração dos resultados da safra, já pensando nos investimentos para o próximo ciclo produtivo. Para o produtor rural do Matopiba, a Bahia Farm Show é a chance de agir hoje, pensando em um futuro cada vez mais produtivo e sustentável. Com grandes expectativas e mudanças estratégicas, a feira se consolida como um dos principais eventos do setor agrícola no país, preparando o caminho para sua evolução como Brasil Farm Show a partir de 2026.

Banner da Bahia Farm Show 2025

Leia também: