Aqua Summit discutirá aquicultura nacional

De 26 a 28 de novembro de 2025, Palmas (TO) será palco da primeira edição do Aqua Summit BR, um fórum nacional de inovação e liderança criado para planejar o futuro da produção de pescado no Brasil. O evento pioneiro pretende ser um espaço de compartilhamento, de integração e de referência para a aquicultura nacional. Realizado em parceria pela Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), pela Embrapa Pesca e Aquicultura (que tem sede na capital tocantinense) e pela empresa Holus Comunicação, vai acontecer em dois locais. A abertura, programada para a noite de 26 de novembro, e as atividades de todo o dia 27 serão no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, sede do governo do estado, situado à Praça dos Girassóis, 971, Plano Diretor Sul. E a manhã de 28 de novembro está reservada para uma visita às instalações da Embrapa Pesca e Aquicultura.

O evento reunirá especialistas, produtores, empresas e instituições de pesquisa em torno de um mesmo propósito: tornar o Tocantins e o Brasil referências globais em aquicultura sustentável. Mais do que um congresso, o Aqua Summit BR é um espaço de articulação estratégica entre ciência, políticas públicas e mercado. Um ambiente de debates e conexões que impulsiona competitividade, inovação, conexão e valor – os quatro pilares que norteiam esta primeira edição.

Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, TO
Embrapa Pesca e Aquicultura, Palmas, TO

A escolha do Tocantins para sediar o evento reflete sua crescente importância na cadeia produtiva do pescado. O estado abriga a Embrapa Pesca e Aquicultura, referência nacional em pesquisa aplicada, e uma das maiores empresas de genética aquícola do mundo, consolidando-se como um dos polos científicos e produtivos mais promissores do país. Além disso, o Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil, apresenta crescimento acima de 20% na produção de grãos e registrou um aumento de 31,6% na produção de pescado em 2024, segundo o IBGE. Com espécies como tambaqui, tambacu e tilápia liderando as criações, o estado se consolida como um terreno fértil para investimentos, tecnologia e inovação na aquicultura.

O Aqua Summit representa uma oportunidade estratégica para fortalecer a aquicultura tocantinense, pois aproxima produtores, pesquisadores, investidores e gestores públicos em torno de um mesmo objetivo: transformar o potencial natural do Tocantins em um setor produtivo robusto e sustentável. Destacando as condições que o estado possui (recursos hídricos, clima favorável e localização estratégica), é preciso avançar em conhecimento técnico, em inovação e em agregação de valor e eventos como o Aqua Summit permitem justamente essa troca de experiências e tecnologias, estimulando a adoção de boas práticas, o empreendedorismo e a atração de novos investimentos para o setor aquícola tocantinense.

Ao reunir diferentes elos da cadeia, desde produtores e indústrias até formuladores de políticas e investidores, o evento cria um ambiente de convergência que reflete o papel da Embrapa como instituição pública de ciência e inovação. Ou seja, como empresa pública de pesquisa, deve articular conhecimento científico com demandas reais do mercado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e a geração de renda no país.

Cartaz do Aqua Summit 2025

Com grande potencial de desenvolvimento também na aquicultura, o Tocantins tem avançado nessa área. Ainda longe de transformar em realidade todas as condições que possui para uma aquicultura sustentável nos três pilares (ambiental, econômico e social), o estado atualmente é o 17º maior produtor nacional, com 18.100 toneladas de peixes no ano passado, principalmente tambaqui. Em 2023, a produção foi de 17.556 toneladas e, no ano anterior, 17.350 toneladas. O Paraná, maior produtor do Brasil, foi responsável por mais de 250.300 toneladas de peixe em 2024. Os números são do último anuário divulgado pela Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

O Aqua Summit nasce com o propósito de provocar discussões sobre a produção sustentável de peixes, nativos ou espécies comerciais, com a preocupação de produzir mais e melhor, com mais qualidade e com mais escala. O Tocantins tem um desafio e um legado a deixar na produção de peixes, uma grande oportunidade para abastecer mercados interno e externo.

A participação no Aqua Summit é gratuita, porém limitada a 300 pessoas. Inscreva-se CLICANDO AQUI e acesse a mais informações CLICANDO AQUI ou ainda pelo telefone (48) 99980-4920 e pelo email panty@ifcbrasil.com.br.

Leia também: