O maior evento do ano voltado aos jumentos e muares ocorre em agosto, no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, reunindo os amantes da raça Pêga
Brasília será palco da 38ª edição da Exposição Nacional da Raça Pêga (Enapêga), o mais importante evento anual da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga (ABCJPêga). A mostra acontece entre os dias 22 e 31 de agosto, no Parque de Exposições Agropecuárias da Granja do Torto, prometendo movimentar criadores, proprietários e admiradores do melhor da genética de asininos e muares.
Após o sucesso da edição 2024, realizada em São José do Rio Preto (SP), que reuniu mais de 400 animais e bateu recorde de muares inscritos, a expectativa para 2025 é ainda maior. São aguardados criadores, expositores, proprietários e admiradores do jumento Pêga e dos muares de diversas regiões do país, reforçando a importância e a força da raça no cenário nacional.
Embora a programação oficial do evento ainda não tenha sido divulgada, algumas atrações fazem parte do calendário nacional da raça, como as tradicionais provas de marcha, morfologia, campeonatos e provas sociais de asininos e muares. A exposição é uma vitrine da melhor genética, manejo e habilidade de jumentos, burros e mulas de alta qualidade. Entre as atrações mais aguardadas estão o tradicional leilão de jumentos Pêga, os julgamentos de asininos e muares, o Circuito Nacional de Marcha de Muares e a Copa do Brasil de Asininos, competições que reforçam a crescente valorização desses animais no mercado nacional.
O Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto-PGT é referência no Distrito Federal para eventos ligados ao agronegócio. Inaugurado na década de 1970 e localizado nos arredores do Plano Piloto, próximo ao Parque Nacional de Brasília, o espaço ocupa uma área de 740 mil metros quadrados e abriga atividades como bovinocultura, equideocultura, caprinocultura, ovinocultura, apicultura, avicultura, exposições, leilões e eventos de capacitação. Hoje, o PGT tem aproximadamente 26 entidades sem fins lucrativos (associações, núcleos e sindicatos) representando os diversos segmentos do setor.