Ícone do site AGRONEGÓCIO

Opinião – Os desafios do agricultor brasileiro

Agricultor na sua lavoura vislumbrando o horizonte

Apesar de o setor ser uma exceção neste período de crise, sendo o único que obteve crescimento no país, isso não significa que os agricultores não estejam passando por momentos difíceis

O setor agrícola faz parte da história brasileira, sobreviveu a diversas crises e, por isso, é muito bem percebido pelo mercado e pela população. Mas os desafios ainda são grandes para garantir competitividade interna e, principalmente, global.

Um dos maiores desafios que qualquer setor produtivo brasileiro enfrenta e que atinge a agricultura com bastante força é a questão do capital humano!

Conseguir um colaborador qualificado para as atividades específicas do meio rural não é fácil. Um dos fatores que contribuem significativamente para o problema é o êxodo rural. Nem mesmo os filhos de produtores querem seguir no campo, devido a questões amplamente debatidas em matérias da própria RuraltecTV.

As matérias “Campo – Sucessão e gestão dos negócios familiares no agro” e “Campo – Sucessão familiar: o jovem no campo e as mudanças de comportamento” podem lhe dar um parâmetro a respeito das dificuldades de se manter as novas gerações na área rural. 

Defasagem de conhecimentos em relação às novas tecnologias

Outro fator que aumenta este problema é a precária formação técnica dos trabalhadores com relação à modernização das ferramentas e das tecnologias para aprimorar a produção. A capacitação para lidar com esta inovação está defasada, não é oferecida amplamente aos trabalhadores, não os deixando aptos a executar essas novas tecnologias.

É necessário que empreendedor e entidades públicas e privadas ofereçam cursos profissionalizantes, especializados no setor de manuseio de ferramentas para o agronegócio, a fim de que os profissionais possam se integrar e elevar a produção do setor. As próprias empresas fornecedoras de insumos poderiam fortalecer o ensino necessário para a atuação com os seus produtos. Entidades públicas deveriam aumentar o acesso aos cursos já oferecidos, mas que chegam de forma incipiente (quando chegam!) nos recônditos mais distantes, principalmente aos pequenos e médios produtores rurais.

O acesso digital, ainda pouco difundido no interior brasileiro, seria uma forma de incluir todos os envolvidos nas cadeias produtivas do setor.

Este é um outro desafio que o governo tem que resolver com urgência. Acesso à internet para todos! Mais de 70% das propriedades rurais não tem acesso à internet no campo. Este problema afeta questões como:

Não deixe de ler, no Blog RuraltecTV, o artigo “Tecnologia – Internet para todos: entidades discutem solução para conexão no campo”.

Por falar em competitividade, a questão não abrange apenas o mercado interno. O país tem tido problemas no cenário internacional, sendo ultrapassado por países que nem têm tanta tradição agrícola. Novos processos, novas tecnologias, inovações em geral devem ser usadas eficazmente para a melhoria da produtividade, da competitividade e da rentabilidade. 

Áreas produtivas: é necessário expandir?

A extensão das áreas de plantio tem aumentado em números menores do que quando comparamos com o aumento da produção e da demanda. Fato! Isto ocorre devido ao elevado investimento em tecnologias, pois é possível, numa pequena área, ter elevada produtividade. Como exemplo disso, temos a agricultura de precisão.

Leia “Sustentabilidade – Pecuária sustentável: Possibilidades são impressionantes!” e “Agricultura 4.0 – Tecnologia testa patrulha de pragas” e “Tecnologia – Transformação Digital, Agronegócio e Sustentabilidade”. Você poderá ter uma melhor ideia sobre o assunto.

Outro fator enfrentado pelos agricultores está nos altos custos de transporte e nas más condições em que se encontra a infraestrutura dos portos e das rodovias brasileiras. Este cenário contribui para o encarecimento do produto, prejudicando tanto produtor quanto consumidor.

Soluções como cooperativismo para a questão do transporte, utilização de fornecedores locais, próximos à produção são algumas das alternativas que podem contribuir para a diminuição dos custos. Os produtores, além disso, devem procurar meios alternativos de transporte, como trens e outras vias que não tenham custos tão elevados. Mas o país precisa investir em ferrovias!! No caso de exportações, o agricultor tem que buscar subsídios, para que o valor final da mercadoria não fique tão elevado. 

Um desafio eterno

As condições climáticas são adversárias antigas dos produtores. Atingir maiores agilidade e eficiência depende muito do conhecimento das intempéries.

Para evitar essas situações, é imprescindível analisar periodicamente as previsões do tempo, para que, assim, o agricultor esteja mais preparado.

Diversos aplicativos e meios de comunicação fornecem informações diárias a respeito do clima. Além disso, tecnologias como estações meteorológicas compactas digitalizadas já podem ser adquiridas com preço bastante razoável, frente aos prejuízos que a falta desses equipamentos pode ocasionar.

Leia também a matéria “Tecnologia – Automação da irrigação: benefícios”, no Blog RuraltecTV, e conheça alguns recursos bem interessantes para o produtor. 

Aumento da demanda: oportunidade e desafio

Alimentar a população que cresce absurdamente a cada dia, é um desafio para os produtores de alimento pelo mundo.

Colocar em prática ações e estratégias eficientes para otimizar a produção ainda é um processo difícil, principalmente para agricultores pequenos e familiares e até mesmo os médios. As tecnologias de ponta assim são inacessíveis para estes produtores. Mas há diversas técnicas e sistemas que podem contribuir em muito para o aumento da produtividade nas pequenas propriedades rurais.

Algumas delas você pode encontrar nos links abaixo:

Já demos razões suficientes para o produtor se preocupar. E a lista de problemas é muito maior. Mas estes desafios apresentados, se solucionados poderão auxiliar em muito no aumento da produtividade e da rentabilidade do seu dia a dia.

Não desanime. O mundo inteiro depende do trabalho árduo e fundamental dos produtores rurais. E estamos aqui para ajudá-lo a descobrir caminhos para a melhoria das condições de vida do homem do campo! Vamos plantar! Vamos criar!

Leia também:

Sair da versão mobile