Máquina é equipada com motor de 775 cavalos de potência, tanque graneleiro de 20 mil litros, plataforma de 61 pés e promete zero grão de desperdício
A New Holland lançou oficialmente no Brasil a colheitadeira CR11, durante a 30ª edição da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). A nova colheitadeira futurista, é um produto totalmente novo da marca que leva o legado da principal linha CR, que inclui a recordista mundial CR10.90, a outro nível de produtividade. Com tanto tamanho e tecnologia, o investimento também é proporcional. O modelo, considerado a maior colheitadeira de duplo rotor do mundo, será comercializado no país com preços que variam entre US$ 1,5 milhão e US$ 2 milhões, dependendo da configuração do equipamento.
A CR11 é equipada com motor de 775 cavalos de potência, tanque graneleiro de 20 mil litros e plataforma de 61 pés. A máquina possui capacidade de descarga de 210 litros por segundo e conta com tecnologias avançadas que, segundo o fabricante, têm capacidade para elevar a produtividade, reduzir perdas de grãos e otimizar o gerenciamento de resíduos na lavoura. Produzida em Zedelgem, na Bélgica, no Centro de Excelência em Colheita da New Holland, a CR11 já conquistou premiações internacionais, como o Farm Machine 2024 e o Good Design Award 2023. O modelo incorpora o novo sistema TwinClean, que utiliza dois conjuntos de peneiras para aprimorar a limpeza dos grãos e minimizar perdas, além de ventilador de alta potência e mecanismos automáticos para distribuição uniforme do material.
a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina – Foto: Célio Messias
Foto: Célio Messias
A cabine da CR11 também foi atualizada, com novas telas touchscreen, câmeras de monitoramento, iluminação reforçada com faróis de LED e sistema de climatização multizona. A operação pode ser feita com ajustes remotos e diversas funções automatizadas. O lançamento da CR11 integra a renovação completa da linha CR de colheitadeiras da New Holland, que passa a contar com seis novos modelos: CR6, CR7, CR7+, CR8, CR9 e CR10. Entre as novidades estão o design e a ampliação do sistema que ajusta automaticamente a máquina para elevar a eficiência das operações, com base em inteligência artificial. Além disso, a máquina tem disponível uma tecnologia que regula a velocidade da colheitadeira de forma automática, conforme a produtividade da lavoura.
cobertura total e uniforme de resíduos atrás da colheitadeira, independentemente
dos efeitos do vento, tipo de cultura ou condições de umidade
As equipes de design industrial e engenharia, juntamente com especialistas de produto e marketing da marca, produziram um design focado nas necessidades do cliente, com uma forma que realmente segue a função. O resultado é um design icônico e atualizado, elegante e atemporal. O fluxo da colheita é sublinhado nos painéis exteriores da carroçaria pela característica dinâmica.
Para complementar a nova linha de colheitadeiras, a empresa apresenta as plataformas de grãos nas opções de 25, 50 e 61 pés. A máquina têm uma diferença fundamental no seu funcionamento: o sistema de rotor. Essa peça é uma espécie de cilindro giratório central no sistema de trilha de uma colheitadeira, sendo o responsável por separar os grãos da planta durante a colheita. O duplo rotor tende a ser mais agressivo na trilha, indicado, por exemplo, para culturas como o trigo. Já o simples rotor tem uma trilha mais suave, ideal para culturas que exigem mais cuidado para evitar quebra de grãos.
necessidades em constante mudança em todo o mundo
a maneira como os agricultores colhiam e que agora faz parte do DNA da New Holland
A Axial-Flow AF10 Automation, com os equipamentos importados e adaptados para as condições brasileiras, impressiona com um motor possante, tanque graneleiro de 20 mil litros e pneus de alta flutuação de 1,4 metro de largura, Michelin Cerexbib 2 tamanho 900/65R46 com diâmetro de 2,32m, a primeira vez que essa dimensão de pneus é introduzido numa colheitadeira. A maior pegada dos pneus e o aumento da tração proporcionam uma compactação reduzida do solo sem precedentes na colheita. A tecnologia inclui manobras de cabeceira autônomas, compartilhamento de mapas de produtividade e operação assistida com suporte remoto. A CR11 traz o sistema IntelliSense, que usa câmeras e sensores internos para monitorar a qualidade dos grãos colhidos em tempo real e ajustar automaticamente a configuração da máquina, um passo avançado em direção à automação plena.