Ícone do site AGRONEGÓCIO

Raiva de herbívoros põe produtores de São Paulo em alerta

Morcego em voo

Já foram 55 casos registrados no estado. Há menos de 10 dias, no município de Oriente, o animal morreu por decorrências da doença.

A Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo está de prontidão e já prepara uma força-tarefa para sair em campo no mês de agosto.

Em Oriente, região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Marília, onde houve o caso com óbito do animal, já foram registrados nove diagnósticos positivos em bovinos.

A raiva de herbívoros é uma doença letal que pode ser transmitida ao ser humano e tem como o principal transmissor o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus.

Este morcego vive bem em regiões onde há muitos locais para se abrigar e onde há grande população de herbívoros domésticos (bovinos, equídeos e outros), onde o morcego encontra condições ideais para se alimentar.

Caçada ao morcego

A força tarefa com funcionários da equipe de controle da raiva dos herbívoros de diversas partes do estado se mobilizará para revisar abrigos de morcegos hematófagos cadastrados e buscar por novos locais que possam dar abrigo ao animal.

ATENÇÃO! Em caso de suspeita da doença, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária deve ser comunicada imediatamente.

Alguns dos sintomas mais comuns da raiva de herbívoros:

Fique atento os sinais de ataques de morcegos. Além disso, a Defesa também destaca que todo o rebanho suscetível da propriedade deve ser vacinado!

Você pode encontrar todos os contatos e endereços dos Escritórios da Defesa Agrpecuária, CLICANDO AQUI!

Ou se você quiser entrar em contato com a Administração Geral da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que fica em Campinas, você pode utilizar este telefone (19) 3045-3350 ou clicar aqui para acessar o site!

Leia também:

Carrapato do bovino – Controle efetivo do parasita no rebanho leiteiro

Comunicado sobre controle da maria-mole, planta tóxica a bovinos é lançado

Controle de infestação da mosca-dos-chifres em bovinos

Sair da versão mobile