Ícone do site AGRONEGÓCIO

Prevenção a incêndios nas áreas rurais

Membro da brigada de incêndio florestal em operação de combate ao fogo

A Brazilian Institute for the Environment and Renewable Natural Resources (IBAMA) fire brigade member attempts to control hot points during a fire at Tenharim Marmelos Indigenous Land, Amazonas state, Brazil, September 15, 2019. Picture taken September 15, 2019. Credito: Bruno Kelly/Reuters

Conheça alguns cuidados que ajudam a evitar incêndios nas lavouras.

Antes da colheita

Mantenha sempre próximo um caminhão ou trator-pipa, bomba d’água, trator equipado com lâmina e grade, bombas costais, abafadores, luvas, óculos, botas e protetores respiratórios (EPIs).

Os aceiros nos limites da propriedade – no entorno de vegetação de reserva legal e de área de preservação permanente e em locais que oferecem riscos de incêndios florestais – devem estar sempre limpos.

Na colheita

Tenha sempre por perto máquinas disponíveis para a confecção de aceiros emergenciais, caminhão-pipa, materiais para primeiros socorros, instrumentos para orientação (bússola, GPS), equipamentos para iluminação (se for o caso), material para combate (abafador, mochila costal e material de sapa), equipamentos de comunicação, instrumento que determine a direção e a velocidade do vento, máquina fotográfica e disponibilidade de água para hidratação do pessoal em combate.

Outras recomendações

Durante a parada das máquinas colhedoras é recomendável

É indispensável adotar ações de prevenção e estar atento as legislações que regulam possíveis responsabilizações administrativas, cíveis e penais, em caso de incêndios involuntários.

Leia também:

Pantanal – Terra moldada por cheias e queimadas

Queimadas estão proibidas em Mato Grosso

Países europeus remetem carta ao governo brasileiro se posicionando contra política ambiental

Sair da versão mobile