Ícone do site AGRONEGÓCIO

Está chegando a Nacional do Mangalarga

Chamada da 43ª Exposição Nacional do Mangalarga

Evento pretende exibir toda a qualidade do cavalo Mangalarga em uma festa muito especial e repleta de atrações

O Centro Hípico de Tatuí, no interior paulista, será palco de um dos mais tradicionais eventos da equinocultura brasileira, a 43ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga. A aguardada mostra acontecerá no período de 21 a 31 de outubro, contando com uma diversificada programação, com disputas funcionais, provas sociais, julgamentos de marcha e morfologia, além de uma série de atrações sociais.

Segundo Eduardo Rabinovich, Presidente da Abccrm (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga), a expectativa para o evento é a melhor possível. “Nós estamos super animados para a Nacional. Apesar de este ter sido um ano muito difícil, em que a pandemia limitou muito as atividades da raça, a Família Mangalarga pode esperar uma festa muito especial e com muitas novidades.”

A Associação pretende manter o mesmo padrão de conforto, organização e infraestrutura que foi tão elogiado no ano passado, mas realizando aprimoramentos. Ainda não será possível contar com a volta total do público. Para garantir a segurança de todos, haverá uma série de protocolos de segurança a serem seguidos, como distanciamento social, exigência de uso de máscara, apresentação de carteirinha de vacinação e testagens das pessoas envolvidas.

Programação movimentada

Além dos julgamentos de marcha e morfologia, que acontecerão ao longo de toda a programação, com disputas tanto na classe geral como nas classes voltadas a animais de pelagens diferenciadas, a 43ª Expo Nacional terá uma série de atrações para os apaixonados pela raça. No dia 23, primeiro sábado de atividades, está prevista a realização do tradicional desfile das bandeiras dos criatórios participantes, dentro da solenidade oficial de abertura do evento.

Na manhã desse mesmo dia, deve acontecer a aguardada prova de função, uma disputa de maneabilidade com obstáculos que simulam a lida na fazenda e que exigem muita habilidade e técnica dos conjuntos concorrentes. No dia seguinte, o domingo 24 de outubro, está prevista a realização da segunda etapa da Mangalargada 2021, uma cavalgada competitiva com percurso de cerca de vinte quilômetros, que reúne competidores de todas as idades, em um ambiente descontraído, amigável e com um toque de adrenalina.

A Nacional terá, além disso, a volta das provas sociais, que na edição passada não puderam ser realizadas em decorrência das restrições sanitárias determinadas pelas autoridades naquele momento. Assim, a mostra deve ter uma dose extra de alegria, com a disputa das tradicionais categorias mini-mirim, mirim, jovem e feminina, além da sempre aguardada prova do patrão.

Já o último fim de semana da programação será o ponto alto da 43ª Expo Nacional, com a definição dos Grandes Campeões Nacionais de 2021. No sábado, 30 de outubro, a previsão é que tenha início o julgamento dos Grandes Campeonatos de Marcha ao Cabresto, voltados às categorias de Potros e Potrancas. No domingo, 31 de outubro, o evento prosseguirá, vivendo seu grande momento ao fim do dia, com a escolha da Grande Campeã Égua e do Grande Campeão Cavalo.

Todos esses detalhes, poderão ser acompanhados em tempo real de qualquer lugar do país e do mundo. A Diretoria, fechou parceria com o Ride2Play, serviço de streaming especializado no segmento equestre, que transmitirá o evento em tempo real. Para acompanhar a transmissão, basta acessar o atalho no Portal do Mangalarga ou baixar o aplicativo Ride2Play na PlayStore ou na AppStore.

Já para ficar por dentro das principais novidades da programação da 43ª Expo Nacional, que ainda está sujeita a ajustes, acompanhe as páginas oficiais da Abccrm no Instagram e no Facebook.

Leia também:

Sair da versão mobile