Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

Agricultura FamiliarCapacitaçãoCriaçãoDicasGestão, Mercado e Economia

Conheça os principais golpes na venda de gado

Negociando o gado com aperto de mão

A picaretagem aplica golpes em todo lugar. E agora, com a Internet, a coisa está pior. Estelionatários se aproveitam da boa-fé de produtores rurais para realizar golpes na venda de gado sem sair de casa

Foi-se a época dos negócios no “fio do bigode”! Foi-se o tempo que bigode era um símbolo de homem honrado! O velho hábito de fechar um negócio ou acordo verbalmente, sem precisar de assinatura, deixou de ser segura há tempos… Bons tempos não eram?

Mas no meio rural, ainda hoje, tem gente que acredita que é possível fechar negócios desta forma. E é aí, que acontecem os golpes na venda de gado.

ATENÇÃO! Não “se fie” nas palavras de qualquer vendedor. Antes de fechar uma venda, certifique-se de que o comprador tenha credibilidade no mercado, apresente garantias e já tenha efetuado negócios com alguém de sua confiança.

Fique atento às promoções irresistíveis!

Uma avalanche de golpes eletrônicos tem atormentado os cidadãos incautos. Se você não caiu em nenhum destes golpes, certamente conhece alguém que já se deu mal.

A cada hora, cem brasileiros são vítimas de estelionato!!!

E o meio rural não está protegido desses bandidos. Recentemente pecuaristas gaúchos sofreram um dos maiores golpes da pecuária brasileira. Cerca de 70 pecuaristas tiveram prejuízos na casa de R$ 30 milhões.

Modus operandi

O estelionatário comprava gado por um valor a prazo, para pagar em um mês, dois meses. Imediatamente, já vendia o que tinha comprado por um preço mais baixo, mas por um prazo menor de pagamento. Durante um período, ele conseguia fazer girar este dinheiro. Até o momento em que começava a atrasar os pagamentos do que tinha comprado, mas continuava as negociações de compra e venda. E um dia… ele fica devendo muito para muita gente. É a hora de sumir e deixar a bomba nas mãos dos produtores! Sem dúvida, os bandidos têm criatividade e cara de pau para colocar um plano deste em execução… Pena que só usam a mente para o mau.

Plataformas digitais de comercialização de gado

Sites, apps que apresentam inúmeros anúncios falsos ou clonados. A internet é uma grande ferramenta na mão desses criminosos.

Anúncio clonado

Clonar anúncios de vendas na internet, principalmente em sites e apps especializados é uma das formas que os criminosos usam. Como funciona?

Basta clonar o anúncio verdadeiro de um lote de gado à venda e publicar com um valor inferior. Os golpistas deixam seus dados (falsos, é claro) para contato. O comprador inocentemente, se interessa pela oportunidade de comprar o lote por um preço atrativo e entra em contato com o estelionatário que se apresenta como um intermediário. Neste momento começa o golpe na venda de gado! O golpista afirma para os interessados que o verdadeiro dono do lote tem uma dívida com ele. Por isso, o preço mais em conta. E o criminosos, com a lábia que Deus deu aos “171”, convence o comprador a não tocar nesse assunto e nem no valor do negócio, quando for feita a visita para ver o gado.

O safado engana as duas partes! O vendedor está crente que irá receber pela venda do gado. O comprador está crente que está fazendo um ótimo negócio.

O problema só é descoberto quando o comprador vai até a fazenda carregar o gado e o dono real dos animais informa que não recebeu o depósito. Golpe fechado!

Falsos vendedores

Neste caso, o verdadeiro proprietário dos animais publica em sua rede social, fotos de um lote de bovinos a venda por certo valor. O criminoso se apresenta como revendedor. Mas ele negocia para que o pagamento seja efetuado somente quando a venda para outra pessoa for realizada.

Então, ele vai atrás da outra vítima oferecendo descontos de 50% ou mais! O comprador, acreditando ser uma oportunidade de ouro. Achando que está fazendo um negócio da China, a vítima deposita o dinheiro combinado na conta do “revendedor”.

O feliz comprador freta um caminhão e vai tranquilamente buscar o seu lote de gado. Ao chegar na fazenda, o dono do gado lhe informa que nenhum valor foi depositado pelo “revendedor”.

Ao correr atrás são informados de que o dinheiro já foi transferido para outras tantas contas, não sendo possível bloquear o depósito.

Atenção! Depois da transferência, dificilmente você reaverá seu dinheiro honesto e suado.

Mas como evitar os golpes?

  • Sempre desconfie de valores muito abaixo do preço de mercado;
  • Não envie seus dados por telefone ou aplicativos de conversação, sem conhecer muito bem a pessoa com que está negociando;
  • Nunca entregue seu gado sem o valor estar creditado em conta bancária;
  • Cuidado com depósitos bancários por meio de envelope. Não dê nenhum passo adiante até o valor estar creditado em sua conta. Espere um ou dois dias para dar continuidade ao processo.

A internet é uma ferramenta impressionante. Mas com todos os benefícios que ela traz ao mercado do agro, ela também tem seus perigos.

Tome cuidado! Algumas pessoas perdem, em um dia, o patrimônio que construíram durante uma vida! Tudo por uma “oportunidade de ouro”! Ouça a sabedoria popular:: “Quando a esmola é demais, o santo desconfia.”

Leia também:

Pecuária de corte – ponto de abate ideal

Como calcular a arroba do boi?

Ganho de peso gera produtividade e é a chave para o sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *