Ícone do site AGRONEGÓCIO

Como aumentar o lucro na venda do boi gordo

Rebanho braford a campo

O produtor pode tomar algumas medidas para se destacar no mercado e lucrar ainda mais com a venda do gado. Quer saber como?

Saiba onde está pisando… LITERALMENTE! As condições do seu terreno, a disponibilidade de pastagem, a capacidade de lotação dos piquetes, o sistema de manejo, o clima predominante na região são alguns aspectos que devem basear a tomada de decisão na escolha da raça que será criada. Cada raça tem suas peculiaridades e você deve saber qual é a mais indicada para as suas condições.

Entenda o mercado. Com este conhecimento, o produtor poderá fazer adaptações ou mudanças necessárias durante a produção, que impactarão significativamente e positivamente no produto final. Essas alterações podem ser:

O produtor deve adequar seu produto às demandas dos frigoríficos ou do consumidor final. Que raça deve ser escolhida, se o mercado exige animais jovens ou alguma característica específica… Estas informações são cruciais para se ter alguma vantagem na hora da negociação.

Foque na nutrição. Este é um fator fundamental na qualidade final da carne. Avaliar quais nutrientes devem ser inseridos em cada fase do desenvolvimento do gado é garantia de um animal saudável e de valor. Ração e pastagem de qualidade devem estar disponíveis em grandes quantidades. Assim a engorda será mais rápida e com excelência.

Gerencie com sabedoria. Cada vez mais, o produtor deve estar atento a questões como capacitação de seus colaboradores, segurança no trabalho, ambiente colaborativo, bem estar dos funcionários… Além disso, deve estar SEMPRE baseado em DADOS! Ter todas as pesquisas, análises e informações pertinentes em mãos, fazendo bom uso delas para tomar decisões assertivas.

Toda futura negociação poderá ser um sucesso ou um fracasso, a partir do exato dia em que você começar a sua produção. É neste momento em que você determinará a qualidade e o valor do seu produto. E em que você estará determinando o futuro promissor ou não do seu negócio.

Leia também:

Sair da versão mobile