Agricultura familiar -  Saiba tudo sobre o Pronaf

EventosOnline, TV, Lives e WebinarsPremiações e Competições

Classificatória Gaúcha Norte do Freio de Ouro 2021 habilita 14 conjuntos à final

Cavalo crioulo em prova - Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

A quarta etapa de um total de sete seletivas levou emoção ao Parque de Exposições Assis Brasil

A classificatória Gaúcha Norte para a final do Freio de Ouro 2021, concluída no último domingo, 15, levou emoção ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Mais 14 competidores garantiram vaga na grande final, marcada para ser realizada de 29 de setembro a 3 de outubro. A classificatória foi a quarta etapa de um total de sete seletivas.

As provas foram transmitidas pelas redes sociais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). A entrada do público no parque segue restrita, em função das medidas sanitárias para evitar a Covid-19.

A seletiva começou na última quinta-feira, 12, com as provas morfológicas, e 32 animais chegaram ao último dia da competição. O domingo de semifinal foi marcado por muita concentração dos competidores, alto grau de exigência, recuperação, habilidade com o gado, alternância de posições e belo desempenho dos animais, alguns experientes e premiados no Freio de Ouro.

Basca Anita TE na pista de provas
Basca Anita TE – Foto: Fagner Almeida/ABCCC

A égua Basca Anita-TE conquistou a liderança entre as fêmeas. A confirmação do primeiro lugar no pódio veio na prova da paleteada.

Com média final de 20,48, o animal é Bocal de Bronze 2019, campeã da classificatória Gaúcha Norte de 2020 e novamente chega como líder. A égua é filha de AS Malke Sedutor-TE e BT Maragata, e tem na genética a presença de grandes exemplares da raça, como La Invernada Hornero. Ela é exposta pela Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS). Eduardo Weber de Quadros foi o ginete campeão da categoria fêmeas.

Entrevero Della Tersa - Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC
Entrevero Della Tersa na pista de provas

Entre os machos, Entrevero Della Tersa, montado pelo ginete Cézar Augusto Freire, venceu com tranquilidade a partir da prova Bayard-Sarmento.

Ao término das provas, 14 competidores carimbaram o passaporte para a final desta que é a maior ferramenta de seleção da raça crioula. A lista final dos classificados pode ser conferida no site da ABCCC. A próxima semifinal será de 31 de agosto a 5 de setembro, durante a Expointer.

Leia também:

Epamig divulga programação técnico-científica do Palmatech 2021

Agrishow 2022 com data definida

II Pedometrics Brazil com novas datas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *