A quaresmeira é uma árvore de beleza notável, que encanta por sua elegância e exuberante floração. Foi assim denominada por normalmente florescer na época da Quaresma. Acrescenta-se a isso, o fato de que a maioria das árvores desta espécie apresentam tonalidades roxas que remetem à Paixão de Cristo e às vestimentas adotadas pela Igreja Católica durante esse período do ano. O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana, a Luterana.
A espécie é indicada para reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, paisagismos ou plantios domésticos. Na arborização urbana ou paisagismo, é necessário avaliar o espaço em que a muda será plantada para que não haja problemas com a fiação elétrica ou rachaduras na calçada.
QUARESMEIRA (Tibouchina granulosa)
Ocorrência – Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais
Outros nomes – quaresmeira, flor-de-quaresma, quaresmeira-roxa, quaresma
Características – pertencente à família Melastomataceae, a espécie é semidecídua com 8 a 12 m de altura, tronco de 30 a 40 cm de diâmetro, com casca lisa e de coloração esbranquiçada. Copa densa, encorpada, globosa e baixa com vários ramos que quando mais jovens são levemente tetragonais. As folhas são simples e opostas geralmente descolores (com duas cores), de textura subcoriácea e coberta de pelos em ambas as faces, com 15 a 20 cm de comprimento por 5 a 7 cm de largura. Uma característica marcante nesta planta e de outras que pertencem à mesma família, é a presença de três nervuras paralelas em suas folhas. As flores possuem coloração róseo-arroxeada e na época de floração tomam toda a copa. O fruto é uma cápsula deiscente com muitas e minúsculas sementes. Um Kg de sementes contém aproximadamente 3.300.000 unidades.

Habitat – Mata Atlântica
Propagação – sementes
Madeira – moderadamente pesada, dura, de baixa durabilidade quando exposta à intempéries.
Utilidade – a madeira pode ser empregada para uso interno, confecção de objetos leves, brinquedos, caixotaria, etc. A árvore é muito ornamental, principalmente quando em floração. Pela beleza e pelo porte, não pode faltar em qualquer projeto de paisagismo. É ótima também para arborização de ruas estreitas sob redes elétricas, o que já vem sendo feito em muitas cidades do sudeste brasileiro. É uma planta pioneira de rápido crescimento sendo indicada para reflorestamento em áreas degradadas.
Florescimento – julho a agosto; dezembro a março
Frutificação – junho a agosto; abril a maio
Leia também:
Com as tags arborização, árvore, biodiversidade, biologia, blogflora, botânica, características, conservação, ecologia, espécie nativa, flora, floração, habitat, madeira, mata atlântica, meio ambiente, preservação, quaresma, quaresmeira, silvicultura, tibouchina, vida silvestre