Ícone do site AGRONEGÓCIO

48ª Expointer tem lançamento em Porto Alegre

Logo da Expointer 2025

A 48ª Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, foi oficialmente lançada na semana passada. A cerimônia de lançamento ocorreu na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. A feira acontece de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil (Peeab), em Esteio, e este ano tem como slogan: “Nosso futuro tem raízes fortes”. Trazendo o conceito de legado – algo de valor que é transmitido, uma missão que é confiada – a campanha traz um olhar para o futuro honrando a história dos gaúchos.

A atmosfera festiva prenuncia o sucesso que esta edição promete alcançar. A feira cumpre um papel essencial de ser espaço de escuta, de diálogo e de construção de soluções para os produtores rurais. Nela, se debatem políticas públicas, se compartilham experiências e se articulam avanços importantes. É um palco que reúne o melhor da agropecuária nacional, com destaque para a genética animal, máquinas, equipamentos e a presença marcante do gado de corte, leiteiro e dos cavalos de raça. Além disso, a infraestrutura de acesso ao evento foi aprimorada. A conclusão do viaduto na BR-116 e o funcionamento normal do Trensurb devem facilitar a chegada ao parque de exposições, garantindo mais conforto aos visitantes.

Pensando na experiência do público visitante, estará em funcionamento durante a feira o Expointer 360⁰, um mapa interativo com a utilização da GurIA, assistente virtual baseada em inteligência artificial (IA) generativa, lançada recentemente pelo governo do estado. O usuário poderá navegar pelo parque, com o auxílio da GurIA e sua geolocalização do celular, e saber como chegar em algum ponto determinado, qual a programação prevista para aquele espaço, além de pesquisar algum local que gostaria de ir e ver sua localização. Também está confirmado o espetáculo Ópera Gaúcha, na Pista Central do parque, no dia 30 de agosto, além da segunda edição do Festival Sou do Sul no primeiro final de semana da feira, na pista coberta da ABCCC.

O Pavilhão da Agricultura Familiar terá o maior número de participantes da história. Serão 456

empreendimentos, superando os 413 do ano passado, o que evidencia o crescimento e a relevância da participação dos agricultores familiares na feira. Os empreendimentos inscritos representam 196 municípios gaúchos, reforçando a presença da agricultura familiar de diferentes regiões do estado.

Neto Fagundes e Pulinho Fagundes cantando a música “Origens” no
lançamento da Expointer 2025 em Porto Alegre – Foto: Vítor Rosa/Secom
Bovino braford na pista de julgamento
Ovinos na pista de julgamento

Mais do que uma feira, a Expointer é um símbolo de cultura, trabalho, tradição, tecnologia e desenvolvimento. Esta edição ocorre em meio a uma crise de endividamento dos produtores, que exige coragem para o enfrentamento, especialmente em razão do cataclismo climático. A feira reflete as transformações no campo, momento de reforçar compromissos e buscar soluções que garantam a sustentabilidade da agricultura e da pecuária no estado. A feira se consolidou como um dos maiores patrimônios do Rio Grande do Sul, onde está representada a diversidade da produção gaúcha, onde se pode constatar a pujança da genética e a inovação do agronegócio. Uma mostra onde o consumidor pode conhecer quem produz os alimentos que consome, e o produtor, por sua vez, pode debater suas necessidades. É uma feira que transcende as fronteiras do estado gaúcho, com dimensão nacional e internacional, e que oferece ao cooperativismo a oportunidade de abordar temas fundamentais, como formação, educação e a construção de uma nova realidade, sendo um termômetro do mercado e uma grande oportunidade de negócios.

Leia também:

Sair da versão mobile